Porque é que a mota vai para onde olhamos

Porque é que a mota vai para onde olhamos

Se já estiveste mais do que cinco minutos em cima de uma mota, na estrada ou fora dela, muito provavelmente já ouviste dizer que a mota vai para onde estiveres a olhar, mas o que é que isso realmente significa?
 
É importante compreender quais são as reais implicações de afirmações como essa, e como é que entender a fundo o que isso quer dizer nos ajuda a conduzir melhor.
 
No artigo desta semana vamos passar pelo mundo das neurociências, e dar-te mais ferramentas para melhorares não só a tua condução, mas também a tua segurança sempre que dás à chave e arrancas para a tua próxima aventura.

FRASES INCOMPLETAS

Qualquer ávido leitor dos meus artigos sabe que eu tenho um problema com chavões, e de uma forma geral não por eles estarem errados, mas por tenderem a sofrem do problema do “jogo do telefone”.
 
Em criança, todos dissemos uma frase ao ouvido de outra pessoa, que passou essa informação ao próximo, e assim consecutivamente até que no final, o último elemento da nossa cadeia de informação diz a frase que lhe foi transmitida em voz alta, que para gaudio dos participantes, é normalmente algo radicalmente diferente da frase inicial.
 
Na nossa mocidade, essa deturpação da informação é inócua, mas em adultos, e sobre a forma de chavão, este resultado final tem outro tipo de consequências.



Temos de exigir mais a nós próprios do que aprender a andar de mota sobre chavões e erros típicos do jogo do telefone que jogávamos quando eramos pequenos. Imagem empoweredparents.com


Isto porque apesar de chavões estarem na sua maioria assentes em conceitos teóricos e práticos extremamente sólidos, passaram anos a saltar de boca em boca, o que por definição, e tal como acontece no jogo do telefone, significa que a veracidade dos mesmos se torna dúbia quando finalmente chegam aos nossos ouvidos.
 
Dúbia no entanto não significa totalmente errada, afinal de contas, todos sabemos que se olharmos para qualquer coisa durante a nossa condução, vamos garantidamente lá bater, dando a este chavão 100% de veracidade.
 
Ainda assim, isso não significa que o mesmo esteja completo, principalmente quando consideramos que ele normalmente não sobrevive sozinho, estando regularmente acompanhado pela máxima de que devemos olhar sempre para o horizonte e não para a roda da frente.
 
Assim, quando metemos estas duas máximas no contexto geral da condução, somos obrigados a dar-lhes razão ao mesmo tempo que temos de frisar que isoladamente, estão relativamente incompletas, deixando no ar a certeza de que faltam camadas de informação neste bolo.
 
Com isso em mente, dar-lhes um contexto mais abrangente vai garantir uma compreensão mais alargada do fenómeno que ambos os chavões se propõem a indicar, algo que vai exponênciar a forma como podemos manipular esta informação a nosso favor, aumentando a nossa segurança.

OS DIFERENTES TIPOS DE VISÃO

É fácil ser-se brutalmente claro e assumir que ou se consegue ver, ou não, mas tal como os nossos chavões, esta posição demasiado sintética do problema deixa demasiada informação por explicar.
 
Na realidade, visão implica muito mais do que simplesmente garantir que algo está em foco, ou não.
 
No entanto, como motociclistas, o que realmente nos interessa saber é que para nós, a visão se divide em duas partes distintas; a captação das imagens em si, e o impacto que a leitura dessas imagens tem no nosso cérebro.
 
Simplificando, temos então de começar por definir que existem três tipos de captação visual no nosso olho; a foveal, a parafoveal, e a periférica.



Compreender os diferentes tipos de visão que temos ajuda a compreender como os utilizar a nosso favor. Imagem National Geographic


Se a periférica é aquela visão desfocada mas abrangente que de uma forma geral todos conhecemos, as outras duas ficam um pouco mais distantes da gíria comum, podendo ser grosseiramente definidas respetivamente como a de foco máximo e a de meio foco.
 
No entanto, tentar garantir que conseguimos maximizar a nossa capacidade de foco máximo não chega para vermos melhor, nem que seja porque isso é impossível de atingir, pois estamos limitados pelas capacidades do nosso hardware, ou seja, dos nossos olhos, e até certo ponto, do nosso cérebro.
 
Isto porque não temos forma de modificar a amplitude de visão foveal de cerca de dois graus, ou os cerca de cinco para cada lado na parafoveal, ou tão pouco conseguimos alterar o tempo médio de 225 milissegundos que demoramos a conseguir fixar uma imagem.
 
Essa fixação, vamos assumir numa pedra, é então atingida por um movimento repentino dos olhos chamado de movimento sacádico - ou sacadas - que permite aos nossos olhos saltarem entre pontos de interesse, neste caso, entre pedras, por exemplo.
 
No entanto, não nos serve de muito fazer sacada atrás de sacada se não fizermos nada com a informação que estamos a ver, e é aqui que entra o processamento cognitivo.
 
Assim que olhos se fixam em algo, o cérebro trata de decifrar essa informação de forma a poder tomar uma atitude para com ela.
 
Até este ponto temos muito pouco controlo, é simplesmente como o sistema funciona, no entanto, podemos facilmente garantir que não vamos sobrecarregar a nossa capacidade de processamento, algo sobre o qual temos finalmente poder de escolha.
 
Isto porque ao forçar o nosso conjunto olhos/cérebro a trabalhar mais rapidamente do que consegue, significa, entre outros problemas, que a própria leitura das imagens que estamos a recolher pode ser incompleta, ou pouco fiável.
 
Este fenómeno acontece porque ao estarmos a sobrecarregar o nosso sistema, o cérebro vai ter de preencher as lacunas de leitura de terreno por intermédio de um banco de dados de situações semelhantes que fomos experienciando ao longo da vida.



Ao olhar para este puzzle sabemos diretamente que a peça que falta é de um ramo da palmeira, porque temos uma base de dados cerebral de várias palmeiras que vimos ao longo da vida. No entanto, somente com a nossa base de dados cerebral não conseguimos saber se está um animal neste ramo especifico, por exemplo. Sobrecarregar o cérebro força a que as nossas sacadas da estrada possam estar a omitir perigos, tal como um animal no ramo de uma palmeira. Imagem vermontchristmasco.com


Isso potência a probabilidade de que o que vamos estar a ver pode não ser totalmente credível, obrigando-nos a fazer escolhas de técnica ou trajetória com base em informação dúbia, criando claros problemas de segurança e consistência de condução.
 
Assim, garantir que conduzimos abaixo dos nossos limites e aceitarmos o ponto evolutivo onde estamos, vai-nos permitir dar o tempo necessário ao nosso cérebro para eficazmente processar a informação que lhe estamos a dar.
 
Dessa forma, aceitar o ponto de evolução em que nos encontramos tal como as suas limitações, é o primeiro passo para as superar, tal como para maximizar as capacidades que já temos.

VAIS BATER NA PEDRA

Imagina-te a andares na tua mota, e que de repente te aparece uma pedra, um rego, areia, ou um qualquer outro perigo pela frente.
 
A palavra perigo é o ponto fulcral deste cenário, pois o nosso instinto natural é o do nosso cérebro ver a dificuldade que temos pela frente como um perigo que necessita de resolução.
 
O problema é que inadvertidamente, a nossa visão vai-se fixar nesse perigo até o cérebro encontrar uma solução de como o ultrapassar.
 
Assim, e na prática, a nossa visão vai-se fixar na pedra, por exemplo, obrigado o nosso cérebro a correr a sua base de dados até encontrar a melhor forma de a ultrapassar.
 
Encontrada a solução, os nossos olhos vão fazer uma nova sacada para outro local de interesse, um tronco, por exemplo, deixando o problema da pedra e a sua solução em backorder até o momento em que tiver de ser aplicado.



Compreender como processamos informação ajuda em muito a poder ter mais controlo sobre o que acontece em cima da mota. Imagem da BN Adv com acesso a informação do Thomas Frank e motocrosshideout.com


A forma como o nosso cérebro encontra as soluções é importante de entender, porque mais uma vez, é algo sobre o qual temos controlo.
 
E temos controlo pelo simples facto de que podemos continuar a investir na nossa formação e treinos, o que potência experiência, algo que vai aumentar a quantidade de informação e soluções que o nosso cérebro tem disponível para trabalhar.
 
Imagina de quantas maneiras diferentes já passaste por cima das mais diversas pedras nos trilhos, de uma forma geral, o conhecimento técnico de como abordar pedras aliado á experiência que adquiriste, é o que te permite estares confortável quando encontras mais uma pedra pela frente.
 
Ainda assim, de vez em quando encontras uma pedra que pela sua forma, ou posição, por exemplo, capta a tua atenção, e te leva a fixar nela até o teu cérebro descodificar uma solução.
 
Como já falamos, essa fixação vai-se manter até a solução ser encontrada, no entanto, por vezes essa solução não existe, ou porque nunca passamos por um problema como o que estamos a ver, ou porque temos pouca experiência com ele, fazendo com que necessitemos de tempo extra para encontrar o melhor plano de ataque.



Quando os nossos olhos fixam, o nosso cérebro procura uma solução na sua base de dados. Utilizando um antigo Rolodex como analogia visual, se for uma informação que utilizamos regularmente, encontramo-la rapidamente, uma que usamos menos vezes, demoramos mais tempo, e uma que nunca aprendemos, pode significar demasiado tempo de pesquisa em vão. Durante esse tempo de pesquisa, o nosso olhar têm tendência a ficar fixado no problema, seja ele areia, uma pedra, um rego, ou qualquer outro problema no track. Imagem fit-pro.com


Esse tempo é importante porque na mota, ao fixarmos algo, vamos alinhar o nosso corpo com a nossa visão, levando-nos diretamente, e contra intuitivamente, em direção ao problema, ou melhor, ao perigo que fixamos.
 
Essa é a razão pela qual o nível de dificuldade dos terrenos onde andamos, tal como a velocidade com que os atravessamos, deve ser incremental, e estar diretamente relacionada com o nosso conhecimento técnico base, e com a nossa experiencia.
 
Seguir esta simples solução é o que nos vai permitir evitar fixar perigos durante demasiado tempo, pois por intermédio de treino regular, vamos dar ao cérebro uma mais ampla memória de procedimentos que lhe vai permitir rapidamente dar solução ás dificuldades que nos vão aparecendo pela frente.

PÁRA DE FAZER MICRO-AJUSTES

Quem nunca, por ter trezentos tabs abertos no seu browser de eleição, e mais quatro ou cinco programas a correr em simultâneo, deu por si a ver o computador completamente bloqueado “só porque estava a escrever um email”.
 
Na realidade, todos sabemos que o problema não foi o email, mas tudo o resto que estava a correr, e por si, a consumir recursos que não estavam a ser utilizados da melhor maneira.
 
Em cima da mota, o nosso cérebro funciona da mesma forma, respondendo não só a estímulos imediatos, mas igualmente aos que estão a correr em plano de fundo.
 
Assim, e sabendo nós que temos um limite de processamento disponível, vemo-nos obrigados a maximizar as capacidades existentes sem exigir mais do que elas permitem, evitando um bloqueio do sistema.
 
Quando pomos estes conceitos a trabalhar com o funcionamento da nossa visão em condução, começamos a compreender porque olhar para longe é maioritariamente melhor do que olhar para perto.
 
Ao olharmos para longe, permitimos que o nosso cérebro tenha mais tempo para fazer as sacadas necessárias para escolher linhas e detectar perigos, que por sua vez permite que em plano de fundo que se escolham as técnicas necessárias para se seguir em frente, algo que vai resultar no melhor plano de ataque possível.



A escolha de linhas gerais acontece em simultâneo com a resolução de problemas instantâneos no track. A junção dessas duas tarefas em terrenos ou ritmos acima da nossa capacidade, dita a impossibilidade de fazer boas escolhas de uma forma geral. Imagem dvwoman.com

 

Por outro lado, temos a mota, que pela forma como está desenhada têm uma geometria que temos de deixar trabalhar.
 
Assim, ao olharmos para longe, conseguimos não só não bloquear o nosso computador cerebral, mas igualmente ter o sangue frio necessário para dar á nossa mota a liberdade de movimentos que ela necessita.
 
Ainda assim, isso não significa que olhar para longe seja sempre a melhor escolha, antes pelo contrário, a escolha de posicionamento preferencial da nossa visão está dependente da velocidade e tipo de terreno em que nos movemos.
 
Se estivermos a fazer um percurso muito técnico que não nos permita uma velocidade elevada, vamos ser obrigados a olhar para muito mais perto da roda da frente do que se estivermos numa pista aberta de deserto, por exemplo.
 
Olhar para perto ou longe não altera no entanto os processos que se passam no nosso cérebro ou na nossa mota, significa somente que os mesmos têm de assumir velocidades de execução diferentes, e que nós temos de estar cientes dessa realidade.
 
Isto assim o é porque a viajar a uma determinada velocidade e a olhar para longe, permitimos que o cérebro tenha tempo de recolher, analisar, e passar a informação necessária aos músculos em esquema de piloto automático.
 
Por outro lado, a olhar para perto mas a manter a mesma velocidade no mesmo tipo de terreno, vamos sobrecarregar sistemas, porque a sensação é de que o chão está a vir direito a nós muito mais depressa, e isso força instintivamente respostas do cérebro que podem simplesmente não ser necessárias.



Este é um tipo de terreno onde normalmente micro ajustes acontecem por nos focarmos em cada pedra individualmente. Deixar a mota ir ao olharmos para longe, vai permitir que a frente se auto-alinhe pelo trail, o que nos vai aumentar a segurança e velocidade enquanto diminui o risco de queda. Imagem brettkacs.com


No cenário em que olhamos para perto da roda da frente enquanto viajamos em velocidade, ao vermos o guiador virar porque bateu numa pedra, por exemplo, vamos instintivamente puxa-lo para o outro lado o mais rápido possível para evitar uma queda.
 
No entanto, esse movimento instintivo de micro-ajuste, em vez de ajudar, vai eliminar por completo o trabalho de auto balanço da mota promovido pelo trail, que é efetivamente o que nos iria proteger de um encontro com o solo.
 
Com isso em mente, somos obrigados a ter de aceitar que nos cabe a nós estar mentalmente presentes de forma a não impedir a mota de trabalhar, nem nos pormos numa situação em que inevitavelmente isso vai inadvertidamente acontecer.

FAZ SCAN, NÃO FOCO

Nesta fase já compreendemos que olhar para longe ou para perto é portanto determinado pela velocidade de marcha sobre um determinado tipo de terreno, ainda assim, deixar a frase desta maneira seria redutor, e como tal, potencialmente enganador.
 
Isto porque na realidade, quer a baixa velocidade quer em alta, devemos sempre fazer o máximo de scan possível para evitar perdermos a noção geral do terreno.
 
O que isto quer dizer é que se em velocidade devemos olhar maioritariamente para o limite da estrada para escolher as melhores linhas, temos igualmente de constantemente fazer sacadas para perto de forma a detetar perigos imediatos, obtendo um mapeamento geral do que está á nossa frente.



Regos é um exemplo típico de uma situação em que somos obrigados a fazer sacadas constantes para perto, mas igualmente a fazer scans contínuos pelo eventual ponto de saída do rego, tal como do “caril” que nos vai levar até lá. Imagem dvwoman.com


Em baixa velocidade, somos então obrigados a fazer o contrario.
 
Nessa situação, devemos principalmente focar a nossa visão mais perto da roda da frente para escolher a melhor trajetória imediata e os perigos a evitar, e fazer scans constantes no horizonte para permitir ao cérebro em segundo plano ir escolhendo a melhor trajetória geral.
 
Com tudo isto em mente, somos forçados a aceitar algumas realidades.
 
A primeira é que estamos extremamente dependentes da qualidade da nossa formação base, uma vez que sem ela, o nosso cérebro não terá informação suficiente para automática e diretamente escolher a melhor solução para os problemas que vamos encontrando, sejam eles uma pedra, um rego, ou areia, por exemplo.
 
Somos igualmente obrigados a aceitar se não mudarmos a nossa atitude com o tipo de terreno e velocidade, o nosso cérebro por si só nos vai induzir em erros, como focar-se prolongadamente em perigos, ou querer instintivamente fazer micro ajustes que contrariam o trabalho natural da mota.
 
Assim, compreender como a nossa visão tem implicações diretas na forma como reagimos, e de que maneira essas implicações podem ser uma benesse ou um risco, conseguimos mais facilmente compreender os nossos limites, e ajustar o nosso envelope de segurança ao nosso conhecimento e experiência técnica.

 

Your riding buddy is trying to kill you!


1 comment

  • Herlander Aguiar

    Corro o risco de me tornar repetitivo, mas vejo-me obrigado a comentar, quase em forma de reconhecimento pelo excelente trabalho feito em casa publicação desde “blogue”. As descrições e pesquisa feita, para poder transmitir o pensamento do formador Zé Duarte, são esclarecedoras e verdadeiramente impressionantes. Percebi perfeitamente e mensagem e arrisco dizer que estou mais rico em formação teórica, graças o que leio aqui. Em nada torna o material que é fornecido pessoalmente no campo de treinos, mas as bases são perfeitas para a evolução psicológica. Sim porque andar de mota não é apenas física, mas existe uma parte teórica importantíssima, que apenas pode ser transmitida por alguém com o poder de comunicação e conhecimento que está a transparecer na BN-ADV.
    Parabéns pelo excelente trabalho, aguardo ansiosamente pelo artigo da semana que vem.

Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published