Continuidade - Follow through
Um dos “segredos” mais mal guardados do mundo do desporto é o conceito de follow-through, ou, em português, continuidade. Ainda assim, este conceito é muito pouco falado no mundo das motas, e isso faz dele um candidato ideal para aquele que poderá ser um dos artigos mais tecnicamente importantes que alguma vez escrevi.
TÉCNICA É ESTRATÉGIA EM MOVIMENTO
Temos de começar por aceitar o elefante na sala e, em bom português, chamar os bois pelos nomes. Técnica não é só posição corporal, nem um conjunto de formas “certas” de fazer este ou aquele movimento.
Este é um erro comum, e até certo ponto compreensível, pois a larga maioria das pessoas nunca teve formação técnica profissional. Mas isso não o torna menos real.
Formação técnica inclui posição, inclui treino mental, inclui adaptação física e, acima de tudo, inclui estratégia. E estratégia, neste contexto, não é algo minimamente abstracto. Estratégia é movimento organizado no tempo. É o planeamento de uma sequência contínua, com intenção, progressão e resolução.
Em vários desportos, como basquetebol, golfe, futebol ou bilhar, basicamente qualquer desporto que se queira nomear, o follow-through não só é debatido como trabalhado ad nauseam. E o mais curioso é que este conceito vive para lá do desporto em si. Mesmo quem nunca praticou essas modalidades entende intuitivamente a ideia, porque ela é transversal à forma como o corpo humano produz e liberta movimento.
Mas, para quem nunca ouviu o termo, a explicação é simples. Todo e qualquer movimento tem três partes: um início, um desenvolvimento e um fim.
O follow-through diz respeito ao fim do movimento. Imaginem um remate no futebol. Se o pé parar no exacto momento em que toca na bola, quebraram a continuidade do gesto. Isso significa que o corpo não consegue libertar a energia do movimento de forma orgânica, o que obriga a que o movimento tenha de ser travado.
E sempre que travamos um movimento, não o estamos a “terminar”. Estamos efectivamente a introduzir um segundo movimento: um movimento de bloqueio, que aparece a meio do outro movimento que já estávamos a fazer, sobrepondo-o.
O movimento original fica assim danificado ou, no mínimo, instável. Tal como um carro a andar com o travão de mão puxado: move-se, mas não o faz de forma eficaz. Assim, o resultado final fica, no mínimo, inevitavelmente abaixo daquilo que seria possível.
Nas motas, esta realidade não é diferente. Afinal, estamos a falar de biomecânica pura. A diferença é que, neste contexto, a continuidade é pouco divulgada e ainda menos explicada.
CONTINUIDADE EM DUAS RODAS
Para entendermos continuidade em duas rodas, e neste caso na terra, é necessário aceitar uma realidade simples e inegociável: uma mota reagir da forma que queremos depois de lhe termos dado um input não significa que o movimento corporal que iniciámos tenha terminado.
Isso dita que a reacção da mota nunca pode ser o critério que define o fim de um movimento. O critério é sempre a resolução do gesto que o corpo do piloto iniciou ou, no limite, modificou.
Deixem-me explicar. Podemos discutir movimentos de forma isolada - subir, descer, travar, curvar - mas todos eles continuam a ter de obedecer à mesma lógica: têm de ter um início, um desenvolvimento e um fim. Isso obriga a que a reacção da mota, seja ela planeada ou não, nunca dite o fim imediato do movimento corporal do piloto. Simplesmente não pode. Se ditasse, estaríamos a deixar a mota decidir quando o nosso corpo deve parar de se mexer, e isso é o caminho directo para instabilidade e imprevisibilidade.
Isto significa que, por exemplo, acabar uma curva e entrar numa recta não dita o fim directo do movimento de curva. Marca apenas um ponto de transição de um movimento para o outro, mas não o fim abrupto do movimento de curva. Imaginem dançar. Encadeamos um passo no outro, mas se cortamos um passo a meio para “salvar” o seguinte, existe tendência para se perder fluidez, suavidade e previsibilidade.
Da mesma forma, a mota mexer-se debaixo de nós não dita, por si só, uma necessidade automática de parar, cortar ou modificar o gesto que estamos a executar. Isto porque é normal que a mota se mexa. O que não é normal - ou não deve ser - é o piloto interpretar cada movimento da mota como um sinal de “agora acabou” ou “agora muda tudo”.
Esta ideia pode parecer insistente, mas é propositadamente insistente, porque é aqui que muitos pilotos se perdem. Não por falta de coragem ou de vontade, mas por confundirem reacção da mota, ou pontos de transição, com o fim do movimento que se está a executar.
Motas de terra mexem-se. Procuram e perdem tracção. Comprimem e descomprimem suspensões. Alteram cargas, regimes e geometrias. Quadros flexionam, pesos deslocam-se, e tudo isto acontece em milésimos de segundo quando uma mota está em movimento. Nada disto, por si só, invalida ou deve alterar o movimento técnico que estamos a executar.
Agora, saber quanto a mota se deve mexer em cada contexto aprende-se em treinos, aprende-se com repetição controlada e consciente. E é dentro, e mesmo fora, dessa margem de normalidade agora treinada e aprendida que a continuidade do movimento corporal continua a ser a melhor hipótese de preservar estrutura, equilíbrio e opções. Isto porque, sem continuidade e balizamento da normalidade, é natural um piloto começar a reagir a fantasmas.
Isso leva-nos automaticamente a um ponto crítico: muitos comportamentos que os pilotos classificam como “estranhos” não o são. São antes, muitas vezes, apenas uma leitura incorrecta do comportamento normal da mota naquele contexto específico. Noutras situações, esses comportamentos podem ser amplificados, ou mesmo provocados, por uma quebra de continuidade do movimento corporal. O piloto cria o problema ao tentar “salvar” a mota de algo que ela estava a resolver sozinha, tal como foi desenhada para fazer.
Por exemplo, uma derrapagem a sair de uma curva pode ser intencional, aceitável ou completamente inesperada.
Quando é inesperada, a interrupção do follow-through tende a ser uma das causas mais comuns. Porque quebrar um movimento não só invalida o movimento que iniciámos, como começa efectivamente um novo movimento, um movimento de bloqueio, que pode, e tende, a ser totalmente desnecessário e contraproducente se estivermos dentro do que é efectivamente válido em termos de feedback da mota. Em vez de ajudar, o bloqueio rouba à mota a chance de se auto-estabilizar com o input contínuo que já estávamos a dar.
Outro exemplo claro são travagens de emergência. A maioria das pessoas a treinar ou a implementar este movimento faz tudo bem até ao metro final, em que, em vez de manter os travões, deixar a mota parar e equilibrar o corpo uns centésimos de segundo antes de pôr o pé no chão com o veículo já totalmente imóvel, faz algo diferente.
Perto do fim, existe uma tendência para tentar pôr o pé no chão, libertar ligeiramente o travão para mudar a posição corporal, ou mesmo desistir da “emergência” e deixar a mota rolar mais uns metros. Todas estas hipóteses, que já vi vezes e vezes sem conta em treinos, sinalizam um claro corte de continuidade, que resulta invariavelmente numa atitude da mota que não é a esperada, e que muitas vezes acaba num tombo.
Assim, como pilotos, somos obrigados a manter sempre foco, controlo e a implementar um sistema básico de execução de qualquer movimento. Um sistema onde a única regra é simples: movimentos não se interrompem e, mesmo que se alterem, têm de terminar numa resolução clara.
TRIAGEM
Todo e qualquer profissional de emergência se sente assoberbado quando chega a uma situação crítica. O treino ajuda e muito, mas a pressão existe sempre, porque a natureza humana não desaparece. Não saber por onde começar, o que fazer ou como reagir faz parte do problema que se tem de resolver.
A ferramenta que permite operar nesse caos chama-se triagem.
Na mota, e no que diz respeito à continuidade de movimento, a triagem não existe para suspender a regra. Existe para decidir quando é necessário abandonar um movimento e entrar noutro. E esse novo movimento, tal como qualquer outro, tem de ser levado até ao fim.
A mota está-se a mexer dentro do que é expectável? Continua o movimento que estás a fazer até à sua resolução.
A mota mexeu mais do que esperavas, mas ainda dentro da janela da normalidade? Avalia rapidamente, aplica a correcção mínima necessária, se necessário, e regressa imediatamente ao movimento que estavas a fazer para o poderes resolver.
A mota perdeu completamente o fio à meada? Abandona o movimento original e não lutes contra o desvio. Relaxa, respira, e encadeia um novo movimento viável e leva-o até ao fim.
Em nenhum destes casos a regra mudou. O follow-through continuou, e continua, a ser a regra. O que mudou foi o gesto técnico que está a ser executado e que completou o movimento.
É aqui que o treino se torna determinante, porque sob stress não se inventam soluções. Reconhecem-se padrões e seleccionam-se opções previamente treinadas. Se a opção não existe no repertório, muito raramente vai aparecer por magia.
Um excelente paralelo é o boxe. Um pugilista não decide conscientemente que golpe lançar depois de levar um murro. O cérebro dele faz a triagem em segundo plano, reconhece a situação e executa uma resposta dentro do conjunto de opções previamente treinadas. No momento, o atleta limita-se a manter foco, presença e controlo. O treino prévio trata do resto; há quem chame a este fenómeno estar em flow.
Na mota, o princípio é exactamente o mesmo. As escolhas sob stress são limitadas, e esse limite é definido pelo treino. Aqueles “saves” que surgem com naturalidade e que por vezes vemos não surgem por acaso. Surgem da capacidade de reconhecer quando é necessário mudar de movimento e de levar essa nova escolha até ao fim.
O Marc Márquez é um exemplo visual fácil de reconhecer neste domínio, não porque invente soluções sob stress, mas porque encadeia movimentos treinados até recuperar controlo ou esgotar opções. Existe instinto e talento? Claro. Mas até esses pontos só aparecem ao seu melhor nível quando existem sobre bases sólidas.
Tudo isto significa que a continuidade de movimentos fora de estrada não é ideologia, nem um conceito vago reservado a atletas de topo. É a cola que garante que o que fazemos é estruturado, previsível, seguro e, acima de tudo, consistentemente repetível.
E o melhor de tudo é simples: não é obra do acaso. É o resultado directo de treino direccionado. Por isso a pergunta que fica é simples: vais continuar a conduzir em esquema de roleta russa, ou vais investir em ti?
HAVE YOU SEEN THESE POSTS?
Tags
- All
- A arte do arranque
- A mentalidade do sucesso
- a mota segue os olhos
- ABS frente off-road
- acceptance
- ACELERA
- aceleração precoce
- adaptabilidade em motas
- adv
- ADV community
- ADV levantar sozinho
- adv motorcycle
- adv motorcycle blog
- ADV riding
- adv training portugal
- adve
- adventure
- adventure bike
- adventure bike blogs
- adventure bike ergonomics
- adventure bike for beginners
- adventure bike racing
- Adventure Bike Riding
- adventure bike training
- adventure bikes
- adventure bikes training
- adventure motorcycle
- adventure motorcycle blog
- adventure motorcycle for beginners
- adventure motorcycle myths
- Adventure Motorcycle Riding
- adventure motorcycle touring blog
- adventure motorcycle travel blog
- adventure riding
- adventure riding school
- adventure riding skills
- aerodinâmica moto
- aging and performance
- aging and sport performance
- aging athletes SEO / publication: older riders motorcycle training
- Ainda achas que formação é cara?
- alta redshift
- altura ao solo
- altura do banco
- análise
- análise visual
- analogia aviação
- ângulo de escorregamento
- ângulo escorregamento
- aprender a andar de mota
- aprender a andar de mota na terra
- aprender a andar de moto
- aprender adv
- aprender enduro
- aprender fora de estrada
- aprender mota
- aprender mota fora de estrada
- aprender moto
- aprender motocross
- aprender mx
- aprender offroad
- aprender supercross
- aprender sx
- aprendizagem
- aprendizagem autónoma com supervisão
- aprendizagem com intenção
- aprendizagem de motas
- aprendizagem em motas
- aprendizagem mota
- aprendizagem motas
- aprendizagem moto
- aprendizagem moto terra
- aprendizagem motora
- aquecimento adv
- aquecimento enduro
- aquecimento motocross
- aquecimento todo terreno
- are motorcycles safe?
- areia moto off-road
- Areia não é só cu para trás e acelerador!
- arm pump
- armadilhas comuns moto
- armp pump motocross
- arranque enduro
- arranque motocross
- arranque supercross
- artigo de opinião
- artigo de opinião motas
- artigo motas
- artigo motas elétricas
- artigos BN Endurocamp
- artigos opinião BN Adv
- artigos técnicos bn
- As espectativas das motas mágicas
- atenção visual
- aulas adventure
- aulas aventura
- aulas de mota
- aulas enduro
- aulas fora de estrada
- aulas mota portugal
- aulas moto
- aulas moto portugal
- aulas offroad portugal
- auto-análise do piloto
- auto-aprendizagem em motociclismo
- autocrítica
- autodidata vs formação
- aventura
- aventura 2 rodas
- aventura em duas rodas
- aventura mota
- aventura moto
- aventura off-road
- aventura segura
- aventureiros experientes
- aventureiros iniciantes
- aviação e motas
- baixa técnica
- balance and reactivity loss
- bancos confortáveis ou seguros
- barulho informação pneus
- base técnica
- bases off-road
- bases offroad
- bateria moto
- being safe on a motorcycle
- best adventure motorcycle
- best adventure motorcycle blogs
- best adventure motorcycle for beginners
- BEST Adventure Motorcycle Riding TIP
- best dual sport adventure motorcycle
- best motorcycle blog
- big bike
- Bike blog
- Bike for beginners
- Bike Riding tip
- Bike Riding Tips For Beginners
- bike touring blog
- biomecânica
- biomecânica moto
- biomecânica pilotagem
- bloqueio movimento
- BN
- bn adv
- BN Adv conforto
- bn adv portugal
- bn enduro camp
- bn enduro camp blog
- bn endurocamp
- BN Endurocamp conforto
- bn endurocamp portugal
- BN moto training
- bn-adv.com
- body preservation audience: mature adventure riders
- bone density
- botas de enduro rígidas
- braaaaaapp
- Braaaaaapp NATION
- cadeia erro livro
- cair de mota
- Cal Crutchlow
- capacitação do piloto
- Casey Stoner
- Casey Stoner quote
- chuva offroad
- classes de terrenos
- classificação de terrenos
- classificação terrenos moto
- com motas pequenas ou grandes?
- Como aprender a andar de mota no sofá
- Como aprender no sofá
- como desligar ajudas
- como escolher modo off-road
- como escolher pneus de mota
- Como escolher uma escola de adventure
- Como escolher uma escola de enduro
- Como escolher uma escola de fora de estrada
- Como escolher uma escola de motocross
- Como escolher uma escola de mx
- Como escolher uma escola de off road
- Como escolher uma escola de sx
- como travar fora de estrada
- como travar motocross
- como travar mx
- Como travar para curvar
- como travar SX
- como ver na mota
- competição rally
- complacência
- complacency
- comportamento da mota
- comportamento dinâmico
- comportamento humano
- compras de extras para motas
- compromissos pneus
- concentração
- condução aventura
- condução de mota
- condução defensiva
- condução em terra para iniciantes
- condução em terrenos soltos
- condução lenta
- condução lenta e controlada
- condução off-road
- condução técnica
- confiança
- confiança na condução
- conforto
- conforto em motas
- conforto em off-road
- conforto vs segurança
- consistência
- consistência técnica
- contacto e tração
- continuidade
- continuidade desporto
- continuidade movimento
- continuidade pilotagem
- controlo
- controlo da mota
- controlo de tração off-road
- controlo de tracção
- controlo e precisão
- controlo emocional
- controlo fino de embraiagem
- controlo mota chuva
- controlo moto
- controlo motor
- controlo stress
- controlo tracção
- controlo tracção manual
- controlo vs velocidade
- coordenação motora
- corpo e mota
- corpo piloto
- Cossalter
- Cossalter Motorcycle Dynamics
- Cotovelos para cima de mota
- Cotovelos para cima.. porque?!
- Crew Resource Management
- CRF300L
- CRF300L off-road
- crítica à aprendizagem online
- crítica ao sistema de ensino
- crítica eletrónica motos
- crítica indústria motociclista
- crítica modos de potência
- CRM aviação
- cultura off-road
- curiosity technical angle: type II muscle fibre decline
- curso condução
- curso condução fora de estrada
- curso condução moto
- curso de suspensão
- curso mota
- curso mota portugal
- curso offroad portugal
- cursos de motociclismo
- cursos off-road
- curva apertada
- curvas apertadas
- custo formação ADV
- custo formação enduro
- custo formação todo terreno
- Dakar
- Dakar 2026
- Dakar bike
- Darwin Awards moto
- deadlift moto
- decisão
- decisões rápidas
- deformação da carcaça
- dependência eletrónica
- desempenho em condução fora de estrada
- desenvolvimento pessoal no motociclismo
- desenvolvimento técnico motociclista
- desporto
- Devemos aprender em motas grandes ou pequenas
- dicas condução off-road
- dicas de condução
- dicas de motociclismo
- dicas para motards experientes
- dicas para motards iniciados
- diferença estrada pista
- dinâmica do pneu traseiro
- dirt
- distração vs foco
- divertimento moto terra
- domínio da mota
- dosagem de acelerador
- drift controlado
- drift em moto
- drift moto
- drills de controlo
- DT juventude
- dua
- dual sport
- dual sport adventure bikes
- dual sport adventure motorcycles
- Dual sport and adventure bikes
- dual sport bike for adventure riding
- dual sport or adventure bike
- dual sport or adventure motorcycle
- dual sport vs adventure bikes
- dual-sport
- dunning-kruger motociclismo
- Dunning-Kruger riding
- e técnicamente mau
- Edgar Canet
- eficiência off-road
- electrónica mascarar evolução
- eletric motion
- eletrónica motos terra
- EM CASO DE DÚVIDA
- embraiagem a meio curso
- embraiagem como torneira
- emotional health motorcycle
- empowerment
- endurance riding
- enduro
- enduro adventure
- enduro after 70
- enduro camp
- enduro instructor Portugal
- enduro lúdico
- enduro park
- enduro Portugal
- enduro recreativo
- enduro school
- enduro techniques emotion: motivation
- enduro técnico
- enduro training
- engenharia de pneus
- ensino de mota
- ensino híbrido em desporto técnico
- ensino off-road
- ensino técnico em motociclismo
- Entender pneus motas
- Entender tração e pneus
- Entender tração motas
- envelope pneus
- equilíbrio
- equilíbrio em baixa
- equilíbrio em motas
- equilíbrio piloto-máquina
- equipamento de mota aventura
- equipamento offroad
- ergonomia
- ergonomia e controlo corporal
- ergonomia em motas
- ergonomics
- erro cognitivo
- erro comum no off-road
- erro de confiança
- erro humano
- erro técnico Dakar
- erros
- erros comuns de condução
- erros comuns em motas
- erros comuns no conforto
- erros comuns no fora de estrada
- erros comuns no off-road
- erros de equipamento
- erros de leitura do piloto
- erros de principiante
- erros filmados Dakar
- És demasiado rápido… para ser rápido
- escola enduro Portugal
- escolha consciente offroad
- escolha de equipamento técnico
- escolha de formação moto
- escolha pneus moto
- escolhas de modos moto
- escolhas informadas pneus
- escolhas pros Dakar
- escorregamento controlado
- espectador recalibração
- espetáculo pressão
- estabilidade
- estabilidade e controlo
- estado de flow
- estrada e terra
- Etiqueta e segurança nos trilhos
- Etiqueta e segurança nos trilhos para motas
- etiqueta fora de estrada
- Etiqueta para motas
- evitar maus hábitos
- evitar maus hábitos na terra
- evolução
- evolução do piloto
- evolução piloto
- evolução rápida moto
- evolução sustentada em motas
- evolução técnica em motas
- exame de mota
- exercícios de baixa velocidade
- exercícios de controlo
- exercícios de iniciação
- expectativas pneus
- Experience vs Expertise
- experiência
- experiência de condução
- Experiência vale o que vale
- experiência vs repetição
- extras de mota
- fadiga Dakar
- fadiga mental
- fadiga moto
- feedback mota
- filmagens prova
- filosofia de pilotagem
- flow
- fluidez movimento
- foco
- foco visual
- follow through enduro
- follow through moto
- follow-through
- follow-through desporto
- follow-through offroad
- fora de estrada
- fora estrada lúdico
- força
- formação
- formação adventure
- formação aventura
- formação BN Adv
- formação condução moto
- formação de condução
- formação de moto
- formação de motociclistas
- formação de pilotos
- formação em condução off-road
- formação em duas rodas
- Formação em motas grandes ou pequenas?
- formação enduro
- formação estruturada vs internet
- formação fora de estrada
- formação inicial mota
- formação mota
- formação mota terra
- formação moto
- formação motociclistas
- Formação off road
- formação off-road
- formação off-road Portugal
- formação offroad
- fracture recovery
- fundamentos de condução
- fundamentos do fora de estrada
- gaze control
- geometria
- geometria de motas
- gestão de compromisso
- gestão de desconforto
- gestão de risco
- gesto contínuo
- gold standard aprendizagem
- guia formação motociclistas
- Guy Martin
- Há coisas que não se ensinam
- habilidades técnicas essenciais
- hábitos de condução
- hábitos de consumo motociclístico
- Haiden Deegan
- hard enduro
- helicóptero Dakar
- hiperfoco
- how to start off-road at 60
- human factors
- humility
- idade média Dakar
- ilusão roupas moto
- impacto da eletrónica no treino
- iniciante offroad
- iniciantes em motas
- iniciantes off-road
- injured riders returning to dirt
- injury management
- inspiration
- instinto vs técnica
- instrução moto
- instrução técnica
- instructor moto
- instructors
- instrutor bn adv
- instrutor bn endurocamp
- instrutor mota
- instrutor moto
- instrutor moto portugal
- instrutor off-road
- Isso precisa é de mais velocidade!
- James Stewart
- janela de risco
- Jett Lawrence
- José Miguel Duarte
- kit de unhas
- kits de rebaixamento
- Kobe Bryant
- late starters
- leitura de terreno
- levantamento moto
- levantar mota
- ligação mente-músculo
- limites físicos moto
- livro fundamentos
- long rides motorcycle
- má interpretação de experiência
- manobras de perícia
- manobras técnicas
- manutenção moto
- Marc Márquez
- margem segurança
- marketing de motas
- Martim Ventura Dakar
- Mason Klein
- mecânica aplicada ao controlo
- melhor pneu touring
- melhoria contínua
- melhoria de pilotagem
- memória de procedimentos
- memória muscular
- mental health riding
- mental load
- mente e corpo
- mindset
- mitos
- mitos do fora de estrada
- mitos sobre conforto em motas
- modos off-road explicação
- modulação de travão
- mota aventura portugal
- mota mexe-se
- mota própria vs alugada
- mota terra
- motas
- motas a combustão
- motas altas
- motas aventura
- motas de aventura
- motas de estrada
- motas elétricas
- motas eletrónicas
- motas modernas
- motas pequenas ou grandes?
- motas Portugal
- motas todo terreno
- motas trail
- motivação no desporto
- moto ADV
- moto adventure chuva
- moto aventura
- moto aventura em Portugal
- moto aventura portugal
- moto Dakar aerodinâmica
- moto terra
- moto terra iniciante
- moto training portugal
- motoaventura
- motociclismo
- motociclismo avançado
- motociclismo consciente
- motociclismo de aventura
- motociclismo off-road
- motociclismo Portugal
- motocross
- motoestrada
- MotoGP
- MotoGP vs terra
- motorbike blog
- motorcorss
- motorcycle adventure blog
- motorcycle balance training
- motorcycle blog
- motorcycle blogs
- motorcycle confidence
- motorcycle riding blogs
- motorcycle riding tips and tricks
- motorcycle road trip blogs
- motorcycle safety
- motorcycle safety tips blog
- motorcycle suspension blog
- motorcycle suspension care blog
- motorcycle techniques blog
- motorcycle tips and tricks
- motorcycle tips and tricks for beginners
- motorcycle Tips&tricks
- motorcycle touring blog
- motorcycle trail braking
- motorcycle training
- motorcycle training portugal
- motorcycle travel blogs
- Motorcycles
- motos
- motos adventure
- motos adventure treino
- motos aventura
- motos de aventura
- motos e aprendizagem real
- motos modernas excesso eletrónica
- motos trail
- mototurismo
- movimento bloqueio
- movimento contínuo
- movimento resolvido
- Multidisciplinaridade
- multidisciplinaridade moto
- MX
- Neck brace
- nomenclatura sistemas motos
- nova geração motas
- o futuro elétrico
- o futuro?
- O melhor pneu para a minha mota é….
- o que é arm pump
- O que é talento em duas rodas?
- O que esperar de um treino de adventure
- O que esperar de um treino de enduro
- O que esperar de um treino fora de estrada
- O que esperar de um treino motocross
- O que esperar de um treino off-road
- off road
- off road motorcycle riding techniques
- off road motorcycle tips
- off road motorcycle tips blog
- off road racing
- off-road
- off-road bike on road
- off-road enthusiasts
- off-road fitness
- off-road for seniors
- off-road lúdico
- off-road motorcycle
- off-road motorcycle techniques
- off-road motorcycle techniques blog
- off-road para adultos
- off-road para iniciantes
- off-road Portugal
- off-road school
- off-road training
- offroad
- offroad consciente
- offroad portugal
- offroad técnico
- offroad training portugal
- older riders
- olhar na condução
- Os diferentes tipos de fora de estrada
- os limites de levantar motas
- palavra difícil ou necessidade?
- Pára de andar em pé fora de estrada
- Pára de fazer isto com os pés!
- para onde olhar na mota
- para-quedas piloto
- passeios de moto
- pedagogia motociclismo
- pedagogia no motociclismo
- percepção e reacção
- perda de momento
- performance
- performance em motas
- perseverance
- pés nas peseiras
- peso para trás e acelerador
- peso piloto
- Peter Attia fracture mortality
- physical adaptation
- physiotherapists
- pilotagem
- pilotagem adventure
- pilotagem consciente
- pilotagem de precisão
- pilotagem em p
- pilotagem em piso molhado
- pilotagem em terra
- pilotagem offroad
- pilotagem purista
- pilotagem segura
- pilotagem técnica
- pilotagem terra
- piloto erro
- piloto proactivo
- piloto reactivo
- pilotos Dakar
- piso de transição
- pneu de mota adventure
- pneus
- pneus 50-50
- pneus adventure
- pneus agressivos
- pneus cardados
- pneus de estrada offroad
- pneus em motas
- pneus enduro
- pneus gastos vs novos
- pneus iniciantes off-road
- pneus motas
- pneus moto
- pneus off-road
- pneus slick MotoGP
- pneus terra
- poças profundas
- Porque é que a mota vai para onde estás a olhar
- Porque é que a mota vai para onde olhamos
- Portugal off-road
- Portugal offroad
- posição corpo moto
- posição corporal
- POSIÇÃO DE ATAQUE
- posição de ataque em pé
- posição de condução na terra
- posição dos pés
- posições de condução
- posições semelhantes
- poupar energia Dakar
- preço formação adv
- preço formação enduro
- preço formação todo terreno
- preço treino adv
- preço treino enduro
- preço treinos fora de estrada
- preparação da mota
- preparação de motas
- preparação física
- preparação física enduro
- preparação física moto
- preparação mental
- preparação para treinos de off-road
- pressão competição
- pressão dos pneus
- pressão pneus moto
- progressão
- progressão do motociclista
- progressão off-road
- progressão offroad
- progressão piloto terra
- progressão técnica
- pros Dakar
- proteção fisica ou psicológica?
- protecção física ou psicológica?
- proteções moto
- prova dura mundo
- psicologia do desporto
- psicologia do piloto
- punhos de espuma
- qual o melhor pneu
- qual o melhor pneu de mota
- quebra continuidade
- queda mota
- quedas
- quedas inevitáveis
- Queres um kit de unhas?
- quilómetros não são tudo
- rake
- rally raid
- rally training
- rally-raid
- Rally2
- Rally2 rookie
- Rápido
- reacção mota
- realism
- rebaixar motas
- reflexão
- reflexos
- refrescamentos treino
- resilience
- resistência
- resolução gesto
- resoluções ano novo
- respect
- respiração
- responsabilidade individual na aprendizagem
- Ricky Carmichael
- rider rating system
- riding
- riding after 60
- riding fundamentals
- riding skills
- riding technique
- rigidez lateral
- risco complacência
- risco escondido
- risk management off-road
- rituais
- rodinhas motos analogia
- rookies Dakar
- rookies moto
- roupa adventure touring
- running Dakar
- Sabes mesmo como o teu corpo se mexe na mota?
- sacrifício performance
- sag
- saúde
- saves mota
- SEGREDOS DA POSIÇÃO DE ATAQUE
- Segredos da posição de ataque em pé
- segurança
- segurança ativa
- segurança ativa na mota
- segurança em condução fora de estrada
- segurança em duas rodas
- segurança em estrada
- segurança em motas
- segurança estrada terra
- segurança fora de estrada
- segurança fora estrada
- segurança mota
- segurança moto
- segurança off-road
- segurança para motas
- segurança vs marketing motos
- self-awareness
- sensibilidade à mota
- sensibilidade na condução
- sensibilidade nos comandos
- separação corporal
- separacao e iniciacao
- Será o futuro das motas elétrico?
- setup da mota
- setup de suspensão
- slicks
- slip angle moto
- small-displacement motorcycles
- sport longevity
- stak varg
- super cross
- superação
- supercross
- superstições
- suspensão de motas
- suspensão moto
- SX
- tacita
- talento duas rodas
- talento motas
- talento motocross
- talento natural
- talento supercross
- técnica
- técnica adv
- técnica base vs elite
- técnica condicional
- técnica condução
- tecnica cotovelos mota
- técnica de 8s
- técnica de condução
- técnica de condução off-road
- tecnica de motocross
- técnica de pilotagem
- tecnica enduro
- tecnica fora de estrada
- técnica funcional
- técnica levantar moto
- técnica marc márquez
- técnica mota
- técnica mota terra
- tecnica motas
- técnica moto
- técnica moto terra
- técnica motocross
- tecnica motos
- técnica mx
- técnica off-road
- técnica pilotagem
- técnica sx
- tecnica todo terreno
- técnicas condução fora de estrada
- técnicas de baixa velocidade
- técnicas de base
- técnicas de condução moto
- técnicas de condução off-road
- técnicas de condução terra
- técnicas de equilíbrio moto
- técnicas de mota terra
- técnicas de pilotagem
- técnicas offroad
- temperatura do pneu
- tempo molhado
- Tens a mota certa para o teu tamanho?
- tentativa e erro moto
- terreno estável
- terreno seco vs molhado
- tips and tricks
- tips and tricks for riding a motorcycle
- Tips&tricks
- Tony Foale Feel
- topic: off-road
- trabalho árduo
- tração
- tração em motas
- tração instável
- tração motas
- tração terra
- trail
- trail braking motorcycle
- trail braking motorcycle riding
- trail braking motorcycle technique
- trail mota portugal
- trail moto portugal
- training adaptation
- transição estrada-terra
- travagem dianteira
- Travagem para curvas!
- travão a chiar
- travão da frente
- travão traseiro
- travessias de água
- travessias mal avaliadas
- treino
- treino alentejo mota
- treino alentejo moto
- treino avançado
- treino avançado mota
- treino avançado moto
- treino aventura
- treino BN
- treino bn adv
- treino bn endurocamp
- treino BN Portugal.
- treino bn-adv
- treino casais mota
- treino cascais mota
- treino cascais moto
- treino cognitivo
- treino com vídeo
- treino consciente
- treino contínuo moto
- treino de aventura
- treino de condução
- treino de curva
- treino de mota
- treino de motas
- treino de motociclistas
- treino de sensibilidade
- treino direcional
- treino em terra
- treino físico
- treino fora da mota
- treino iniciantes mota
- treino iniciantes moto
- treino mental
- treino mota terra
- treino motas
- treino motas altas
- treino moto
- treino off-road
- treino off-road Portugal
- treino offroad
- treino para avançados
- treino para estradistas
- treino para iniciados
- treino para iniciantes
- treino para pilotos experientes
- treino personalizado
- treino piloto
- treino privado mota
- treino privado moto
- treino profissional
- treino repetitivo
- treino santarém mota
- treino santarém moto
- treino técnico
- treino travagens
- treino vs competição
- treinos adv
- treinos adventure
- treinos enduro
- treinos motocross
- treinos todo terreno
- triagem em mota
- triagem offroad
- triagem pilotagem
- upgrades
- uso misto
- velocidade
- velocidade pura
- Ventura stage win
- veteranos jovens pilotos
- vida ativa
- vidros altos off-road
- visão motas
- what is motorcycle trail braking
- Zé Duarte