Os diferentes tipos de fora de estrada
Dá para fazer com motas grandes ou pequenas, a dois ou quatro tempos, a gasolina ou elétricas, dá para ser feito dos 8 aos 80, e por participantes de qualquer género ou crença.
No entanto, acredito que existem alguns pontos de comunicação onde como comunidade podemos melhorar, e hoje, é exatamente sobre esses pontos que quero falar.
HÁ TERRA PARA TODOS OS GOSTOS
Apesar de acreditar que a comunidade das duas rodas fora de estrada é de uma forma geral extremamente unida, é relativamente comum encontrar-se em qualquer post online sobre um qualquer passeio, pelo menos um comentário a apontar que “isso não é fora de estrada”, ou algo semelhante.
Não é o objetivo deste artigo explicar porque é que esse tipo de comentário é socialmente prejudicial, mas é totalmente dentro do âmbito do que quero falar explicar porque é que esses comentários são simplistas, e ainda assim, de certa forma, compreensíveis.
Pode-se definir como estrada qualquer caminho alcatroado ou empedrado que vai de um ponto a outro, onde podem transitar veículos, pessoas, ou animais.

Imagens semelhantes a esta são um exemplo dos ainda muitos utilizadores de trilhos em Portugal. Imagem via vitormadeira.files.wordpress.com
Usando esta definição, fora de estrada é portanto todo e qualquer caminho que fuja a essa regra, ou seja, que não esteja alcatroado, empedrado, ou de uma forma geral, cuidado e mantido.
É então de salientar que a determinação do que é fora de estrada é factual, e não emocional ou pessoal.
Assim, é tão fora de estrada o caminho que o Tio Manel faz a ir para da aldeia para o monte, como é o que qualquer piloto do Dakar faz ao cruzar as maiores dunas do planeta, e isso é importante manter em mente.
É importante porque nem todos os amantes ou utilizadores de fora de estrada querem competir no Dakar, e isso são excelentes noticias que devem ser abraçadas e incentivadas.
Nenhum desporto consegue existir somente no seu expoente máximo, por isso, quando alguém que gosta de hard enduro diz a alguém que está a fazer ADV que o terreno onde eles estão não é fora de estrada, por exemplo, isso não só reflete pouca empatia, como passa a ideia de que o que aquela pessoa está a fazer não é válido.
Igualmente criticável, são comentários a indicar que esta ou aquela mota são um desperdício para o terreno onde estão a ser utilizadas.
Mais uma vez, o nível de empatia e respeito pelo próximo que é demonstrado nesses comentários é preocupante, pouco construtivo, e indicador de uma falta de visão global do nosso desporto.

É irrelevante o tipo de mota ou a velocidade a que se podem fazer estes estradões, tudo o que conta é o prazer que o piloto tirou dessa experiencia. Imagem OneWheelDrive.net
Ninguém faz a sua primeira experiência de todo o terreno no Erzberg, não começamos todos a fazer terra com uma DT aos 14 anos, nem temos todos o mesmo poder de compra.
Na realidade, o único ponto que nos une a todos é o amor por levantar pó.
Por isso, torna-se importante manter em mente que há todo o terreno para todos os gostos, carteiras, e níveis de experiência, tal como que mais depressa vamos incentivar alguém a experimentar terrenos e motas diferentes com ajuda e compaixão, do que a fazer comparações com aquilo que nós gostamos e conseguimos fazer a nível pessoal.
Esse tipo de respeito e incentivo construtivo faz a diferença entre uma comunidade crescente e saudável, e uma dividida e estagnada na sua evolução.
CLASSIFICAÇÕES DE TERRENOS
Nunca fui um grande aluno a Português ao longo da vida, e só muitos anos após ter terminado o meu percurso académico é que comecei a dar valor a alguns pontos linguísticos, entre eles, o peso das palavras.
O dicionário não é um livro volumoso por capricho, mas sim porque existem imensas palavras diferentes, e todas elas com significados únicos.
Mesmo sinónimos, que sendo palavras semelhantes e de certa forma intermutáveis entre si, apresentam particularidades que permitem que uma ou outra se adaptem melhor a cada situação.
No entanto, no mundo do fora de estrada, facilmente damos por nós linguisticamente limitados quando tentamos definir terrenos, sendo forçados a regularmente recorrer a chavões como “difícil” ou “fácil”.

Areia, é dos tipos de terreno que para uns é de dificuldade relativa, para outros, é intransponível, mesmo nos trajetos mais curtos. Designar um trajeto com areia como fácil ou difícil é portanto extremamente redutor e enganador. Imagem Adv Pulse
Essas definições são extremamente falíveis, pois não só não descrevem para quem é que um determinado tipo de terreno é difícil ou fácil, como também deixam de lado uma descrição das características do mesmo.
Assim, e de forma a tentar evitar a típica situação de se chegar a um passeio “fácil” e partir qualquer coisa porque “afinal não era assim tão fácil”, vemo-nos obrigados a criar a nossa própria linguagem.
Ainda que não disseminados, existem alguns sistemas de classificações de terrenos, não só de complexidades distintas, mas igualmente aplicáveis aos mais diferentes tipos de disciplinas, desde do ADV ao hard enduro.
Para mim, eu gosto de usar o que desenvolvemos na BN EnduroCamp, que ainda que tenha sido originalmente desenvolvido para motas acima de 650cc em regime de aventura, facilmente pode ser utilizado pela larga maioria de motas em andamentos lúdicos, tornando-se somente mais limitado para enduro ou hard enduro.
Ainda assim, havendo vontade comunitária, facilmente se podem criar classificações adicionais para estas disciplinas que têm características particulares.
O nosso sistema baseia-se então em três pontos principais; considerações gerais onde definimos algumas regras básicas, a classificação do piloto em três estados evolutivos, e a classificação do terreno em si em cinco classes de dificuldade.
Para todas as classes temos um descrição do tipo de dificuldades de cada uma, tal como um video exemplificativo para ajudar a que cada classe seja o tão clara quanto possível.
Por isso, se queres comunicar melhor com os teus amigos, queres recomendar uma linguagem mais precisa aos organizadores dos passeios que fazes, ou até mesmo aplicar este método de classificação de terrenos nos teus próprios passeios, lê com atenção o nosso sistema, e partilha-o tanto quanto possível.
Vamos todos ganhar ao conseguir falar a mesma língua e comunicar exatamente o que queremos dizer quando nos referimos a fora de estrada.
MODIFICAÇÕES NAS MOTAS
Assumindo que todos os que estão a ler este artigo têm carta de carro, é provável que a maioria de vocês se lembre da primeira coisa que vos foi ensinada na vossa primeira aula de condução, como ajustar o banco e os espelhos antes de arrancar.

O site http://cycle-ergo.com é um excelente recurso para descobrir se é necessário modificações ergonómicos em qualquer mota, ou somente ajustes, seja em motas de enduro, estrada, ou ADV. Imagem cycle-ergo.com e Adv Pulse
Nos dias de hoje, e em carros mais modernos, já é incluído o ajuste do volante e dos pedais, algo que permite ao condutor melhorar ainda mais o seu conforto e capacidade de controlo do veiculo.
Nas motas, por outro lado, é-nos quase impossível esse tipo de afinação sem recorrermos a alterações.
Vamos assumir o mesmo modelo de mota comprada no mesmo dia por uma pessoa com 1.70m, e uma com 2.00m.
Desde a dimensão do guiador que poderá ter de ser ajustado ao tamanho dos braços de cada um, até ao tipo de banco, posição das peseiras, altura do guiador em relação ás mesas, e até mesmo altura da mota ao solo, tudo são pontos que devem de ser tidos em conta para podermos, tal como no carro, obter uma posição confortável e segura de condução.
Assim, e se logo á cabeça a maioria das motas têm de sofrer alterações de forma a poderem ser operadas em segurança, mais alterações podem ainda ter de vir a sofrer para poderem ser seguras e eficazes nos diferentes tipos de terrenos existentes.
Afinal de contas, nenhuma mota foi desenhada para fazer tudo excecionalmente bem, nem para ser diretamente perfeita para todos os tamanhos de condutor.
Com isso em mente, após termos considerado as alterações ergonómicas necessárias, devemos considerar onde e de que forma vamos utilizar a nossa mota.
Se, por exemplo, não quisermos fazer nada mais complexo do que de terrenos de Classe 3 com uma mota de ADV, provável iremos somente necessitar de adequar os nossos pneus.
Por outro lado, se com essa mesma mota estivermos a apontar a terrenos de Classe 5, então além das alterações ergonómicas necessárias, poderemos ter de considerar não só proteções, tal como alterações a nível de suspensões, por exemplo.

Terrenos de Classe 5 podem ser transpostos por motas de maior porte no seu estado original, no entanto, é normal ver-se modificações naquelas que o fazem regularmente. Foto OneWheelDrive.net
Assim, e deixando completamente de lado quer a legalidade destas alterações quer as escolhas estéticas de cada um, em esquema de resumo, é preciso manter em mente que quase todas as motas requerem modificações para ser conduzidas em segurança, e que para fora de estrada, podem ainda ter de ser adaptadas aos tipos de terrenos onde vão andar.
Por tudo isso, conseguirmos definir claramente o tipo de terrenos por onde passamos vai-nos não só ajudar a ter conversas mais coerentes, mas vai também ajudar a adequadamente planear as alterações que a nossa mota poderá necessitar para a função que queremos que ela cumpra.
Essa atitude vai trazer muito mais frutos do que simplesmente copiar a mota do vizinho, que por mais bonita que esteja, pode estar preparada para algo que não serve minimamente o nosso propósito pessoal.
FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO
É-me quase impossível como instrutor de fora de estrada escrever este artigo sem falar em formação, e por formação, diga-se, aprendizagem comunitária.
O ser humano, como espécie, apresenta uma evolução cognitiva exponencial porque ao contrario de outras espécies, cada geração começa a desenvolver-se a partir do conhecimento de todas as outras que vieram antes.
Os motores que equipam as nossas motas hoje em dia, por exemplo, são o produto de um desenvolvimento feito ao longo de quase 200 anos, com cada geração de inovadores a basear-se nos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos por quem veio antes de si.

Sem criações como o motor Otto e Lenoir pelos anos de 1860, os nossos motores de combustão de hoje em dia não seriam possíveis. Imagem stationroadsteam.com
Infelizmente, no nosso mundo das duas rodas fora de estrada, como pilotos lúdicos ou competitivos, tendemos a tentar aprender sozinhos, ou com recurso a outros que tendo escolhido o mesmo processo, se encontrem mais avançados no mesmo.
Se isso é problemático num desporto em que muitas técnicas são contraintuitivas, é igualmente a razão pela qual se vê pouca diferença e evolução no tipo de erros técnicos cometidos por pilotos de várias gerações diferentes.
Felizmente, e com a quantidade de excelente informação disponível hoje em dia, têm-se assistido a um crescente número de pilotos a quebrar essa tendência do passado, tal como se vê a disseminação de informações para lá das técnicas de condução, tal como as de classificações de terrenos.
Por isso, e de forma a podermos estar cada vez mais seguros, podermos continuar a acompanhar a evolução das nossas motas, e podermos tirar o máximo proveito de qual quer que seja o tipo de terreno onde gostamos de andar, formação e informação continuas tornam-se essenciais.
Essa informação é o que nos vai permitir ir buscar os conhecimentos práticos e teóricos dos que vieram antes de nós, e como comunidade, continuar evolutivamente a dar passos em frente em vez de passos para o lado.
É igualmente o que nos vai permitir individualmente recomendar formação a outros, e é o que nos vai permitir aprender mais sobre estes e outros tópicos que vão muito além de técnicas de condução puras.
Por isso não percas tempo a tentar reinventar a roda sozinho ou com os teus amigos, investe em formação, procura informação com bases práticas e teóricas fundamentadas, e começa mais rapidamente a tirar mais de ti, da tua mota, e do teu desporto.

HAVE YOU SEEN THESE POSTS?
Tags
- All
- A arte do arranque
- A mentalidade do sucesso
- a mota segue os olhos
- ABS frente off-road
- acceptance
- ACELERA
- aceleração precoce
- adaptabilidade em motas
- adv
- ADV community
- adv motorcycle
- adv motorcycle blog
- ADV riding
- adv training portugal
- adve
- adventure
- adventure bike
- adventure bike blogs
- adventure bike ergonomics
- adventure bike for beginners
- adventure bike racing
- Adventure Bike Riding
- adventure bike training
- adventure bikes
- adventure bikes training
- adventure motorcycle
- adventure motorcycle blog
- adventure motorcycle for beginners
- adventure motorcycle myths
- Adventure Motorcycle Riding
- adventure motorcycle touring blog
- adventure motorcycle travel blog
- adventure riding
- adventure riding school
- adventure riding skills
- aerodinâmica moto
- aging and performance
- aging and sport performance
- aging athletes SEO / publication: older riders motorcycle training
- Ainda achas que formação é cara?
- alta redshift
- altura ao solo
- altura do banco
- análise
- análise visual
- analogia aviação
- ângulo de escorregamento
- aprender a andar de mota
- aprender a andar de mota na terra
- aprender a andar de moto
- aprender adv
- aprender enduro
- aprender fora de estrada
- aprender mota
- aprender mota fora de estrada
- aprender moto
- aprender motocross
- aprender mx
- aprender offroad
- aprender supercross
- aprender sx
- aprendizagem
- aprendizagem autónoma com supervisão
- aprendizagem com intenção
- aprendizagem de motas
- aprendizagem em motas
- aprendizagem mota
- aprendizagem motas
- aprendizagem moto
- aprendizagem moto terra
- aprendizagem motora
- aquecimento adv
- aquecimento enduro
- aquecimento motocross
- aquecimento todo terreno
- are motorcycles safe?
- Areia não é só cu para trás e acelerador!
- arm pump
- armp pump motocross
- arranque enduro
- arranque motocross
- arranque supercross
- artigo de opinião
- artigo de opinião motas
- artigo motas
- artigo motas elétricas
- artigos BN Endurocamp
- artigos opinião BN Adv
- artigos técnicos bn
- As espectativas das motas mágicas
- atenção visual
- aulas adventure
- aulas aventura
- aulas de mota
- aulas enduro
- aulas fora de estrada
- aulas mota portugal
- aulas moto
- aulas moto portugal
- aulas offroad portugal
- auto-análise do piloto
- auto-aprendizagem em motociclismo
- autocrítica
- autodidata vs formação
- aventura
- aventura 2 rodas
- aventura em duas rodas
- aventura moto
- aventura off-road
- aventura segura
- aventureiros experientes
- aventureiros iniciantes
- aviação e motas
- baixa técnica
- balance and reactivity loss
- bancos confortáveis ou seguros
- base técnica
- bases off-road
- bases offroad
- bateria moto
- being safe on a motorcycle
- best adventure motorcycle
- best adventure motorcycle blogs
- best adventure motorcycle for beginners
- BEST Adventure Motorcycle Riding TIP
- best dual sport adventure motorcycle
- best motorcycle blog
- big bike
- Bike blog
- Bike for beginners
- Bike Riding tip
- Bike Riding Tips For Beginners
- bike touring blog
- biomecânica
- BN
- bn adv
- BN Adv conforto
- bn adv portugal
- bn enduro camp
- bn enduro camp blog
- bn endurocamp
- BN Endurocamp conforto
- bn endurocamp portugal
- BN moto training
- bn-adv.com
- body preservation audience: mature adventure riders
- bone density
- botas de enduro rígidas
- braaaaaapp
- Braaaaaapp NATION
- cadeia erro livro
- cair de mota
- Cal Crutchlow
- capacitação do piloto
- Casey Stoner
- chuva offroad
- classes de terrenos
- classificação de terrenos
- com motas pequenas ou grandes?
- Como aprender a andar de mota no sofá
- Como aprender no sofá
- como desligar ajudas
- como escolher modo off-road
- como escolher pneus de mota
- Como escolher uma escola de adventure
- Como escolher uma escola de enduro
- Como escolher uma escola de fora de estrada
- Como escolher uma escola de motocross
- Como escolher uma escola de mx
- Como escolher uma escola de off road
- Como escolher uma escola de sx
- como travar fora de estrada
- como travar motocross
- como travar mx
- Como travar para curvar
- como travar SX
- como ver na mota
- competição rally
- complacência
- complacency
- comportamento da mota
- comportamento dinâmico
- comportamento humano
- compras de extras para motas
- concentração
- condução aventura
- condução de mota
- condução defensiva
- condução em terra para iniciantes
- condução em terrenos soltos
- condução lenta
- condução lenta e controlada
- condução off-road
- condução técnica
- confiança
- confiança na condução
- conforto
- conforto em motas
- conforto em off-road
- conforto vs segurança
- consistência
- consistência técnica
- contacto e tração
- controlo
- controlo da mota
- controlo de tração off-road
- controlo de tracção
- controlo e precisão
- controlo emocional
- controlo fino de embraiagem
- controlo mota chuva
- controlo moto
- controlo motor
- controlo vs velocidade
- coordenação motora
- corpo e mota
- Cossalter
- Cotovelos para cima de mota
- Cotovelos para cima.. porque?!
- Crew Resource Management
- CRF300L
- CRF300L off-road
- crítica à aprendizagem online
- crítica ao sistema de ensino
- crítica eletrónica motos
- crítica indústria motociclista
- crítica modos de potência
- CRM aviação
- cultura off-road
- curiosity technical angle: type II muscle fibre decline
- curso condução
- curso condução fora de estrada
- curso condução moto
- curso de suspensão
- curso mota
- curso mota portugal
- curso offroad portugal
- cursos de motociclismo
- cursos off-road
- curva apertada
- curvas apertadas
- custo formação ADV
- custo formação enduro
- custo formação todo terreno
- Dakar
- Dakar 2026
- Dakar bike
- Darwin Awards moto
- decisão
- decisões rápidas
- deformação da carcaça
- dependência eletrónica
- desempenho em condução fora de estrada
- desenvolvimento pessoal no motociclismo
- desenvolvimento técnico motociclista
- desporto
- Devemos aprender em motas grandes ou pequenas
- dicas condução off-road
- dicas de condução
- dicas de motociclismo
- dicas para motards experientes
- dicas para motards iniciados
- diferença estrada pista
- dinâmica do pneu traseiro
- dirt
- distração vs foco
- divertimento moto terra
- domínio da mota
- dosagem de acelerador
- drift em moto
- drills de controlo
- DT juventude
- dua
- dual sport
- dual sport adventure bikes
- dual sport adventure motorcycles
- Dual sport and adventure bikes
- dual sport bike for adventure riding
- dual sport or adventure bike
- dual sport or adventure motorcycle
- dual sport vs adventure bikes
- dual-sport
- dunning-kruger motociclismo
- Dunning-Kruger riding
- e técnicamente mau
- Edgar Canet
- eficiência off-road
- electrónica mascarar evolução
- eletric motion
- eletrónica motos terra
- EM CASO DE DÚVIDA
- embraiagem a meio curso
- embraiagem como torneira
- emotional health motorcycle
- empowerment
- endurance riding
- enduro
- enduro adventure
- enduro after 70
- enduro camp
- enduro instructor Portugal
- enduro lúdico
- enduro park
- enduro Portugal
- enduro recreativo
- enduro school
- enduro techniques emotion: motivation
- enduro training
- engenharia de pneus
- ensino de mota
- ensino híbrido em desporto técnico
- ensino off-road
- ensino técnico em motociclismo
- Entender pneus motas
- Entender tração e pneus
- Entender tração motas
- equilíbrio
- equilíbrio em baixa
- equilíbrio em motas
- equilíbrio piloto-máquina
- equipamento de mota aventura
- equipamento offroad
- ergonomia
- ergonomia e controlo corporal
- ergonomia em motas
- ergonomics
- erro cognitivo
- erro comum no off-road
- erro de confiança
- erro humano
- erro técnico Dakar
- erros
- erros comuns de condução
- erros comuns em motas
- erros comuns no conforto
- erros comuns no fora de estrada
- erros comuns no off-road
- erros de equipamento
- erros de leitura do piloto
- erros de principiante
- erros filmados Dakar
- És demasiado rápido… para ser rápido
- escola enduro Portugal
- escolha consciente offroad
- escolha de equipamento técnico
- escolha de formação moto
- escolhas de modos moto
- escolhas pros Dakar
- espectador recalibração
- espetáculo pressão
- estabilidade
- estabilidade e controlo
- estado de flow
- estrada e terra
- Etiqueta e segurança nos trilhos
- Etiqueta e segurança nos trilhos para motas
- etiqueta fora de estrada
- Etiqueta para motas
- evitar maus hábitos
- evitar maus hábitos na terra
- evolução
- evolução do piloto
- evolução piloto
- evolução rápida moto
- evolução sustentada em motas
- evolução técnica em motas
- exame de mota
- exercícios de baixa velocidade
- exercícios de controlo
- exercícios de iniciação
- Experience vs Expertise
- experiência
- experiência de condução
- Experiência vale o que vale
- experiência vs repetição
- extras de mota
- fadiga Dakar
- fadiga mental
- fadiga moto
- feedback mota
- filmagens prova
- filosofia de pilotagem
- flow
- foco
- foco visual
- fora de estrada
- fora estrada lúdico
- força
- formação
- formação adventure
- formação aventura
- formação BN Adv
- formação condução moto
- formação de condução
- formação de moto
- formação de motociclistas
- formação de pilotos
- formação em condução off-road
- formação em duas rodas
- Formação em motas grandes ou pequenas?
- formação enduro
- formação estruturada vs internet
- formação fora de estrada
- formação inicial mota
- formação mota
- formação mota terra
- formação moto
- formação motociclistas
- Formação off road
- formação off-road
- formação off-road Portugal
- formação offroad
- fracture recovery
- fundamentos de condução
- fundamentos do fora de estrada
- gaze control
- geometria
- geometria de motas
- gestão de compromisso
- gestão de desconforto
- gestão de risco
- gold standard aprendizagem
- guia formação motociclistas
- Guy Martin
- Há coisas que não se ensinam
- habilidades técnicas essenciais
- hábitos de condução
- hábitos de consumo motociclístico
- Haiden Deegan
- hard enduro
- helicóptero Dakar
- hiperfoco
- how to start off-road at 60
- human factors
- humility
- idade média Dakar
- ilusão roupas moto
- impacto da eletrónica no treino
- iniciante offroad
- iniciantes em motas
- iniciantes off-road
- injured riders returning to dirt
- injury management
- inspiration
- instinto vs técnica
- instrução moto
- instrução técnica
- instructor moto
- instructors
- instrutor bn adv
- instrutor bn endurocamp
- instrutor mota
- instrutor moto
- instrutor moto portugal
- instrutor off-road
- Isso precisa é de mais velocidade!
- James Stewart
- janela de risco
- Jett Lawrence
- José Miguel Duarte
- kit de unhas
- kits de rebaixamento
- Kobe Bryant
- late starters
- leitura de terreno
- levantar mota
- ligação mente-músculo
- livro fundamentos
- long rides motorcycle
- má interpretação de experiência
- manobras de perícia
- manobras técnicas
- manutenção moto
- margem segurança
- marketing de motas
- Martim Ventura Dakar
- Mason Klein
- mecânica aplicada ao controlo
- melhor pneu touring
- melhoria contínua
- melhoria de pilotagem
- memória de procedimentos
- memória muscular
- mental health riding
- mental load
- mente e corpo
- mindset
- mitos
- mitos do fora de estrada
- mitos sobre conforto em motas
- modos off-road explicação
- modulação de travão
- mota aventura portugal
- mota própria vs alugada
- mota terra
- motas
- motas a combustão
- motas altas
- motas aventura
- motas de aventura
- motas de estrada
- motas elétricas
- motas eletrónicas
- motas modernas
- motas pequenas ou grandes?
- motas Portugal
- motivação no desporto
- moto ADV
- moto adventure chuva
- moto aventura
- moto aventura em Portugal
- moto aventura portugal
- moto Dakar aerodinâmica
- moto training portugal
- motoaventura
- motociclismo
- motociclismo avançado
- motociclismo consciente
- motociclismo de aventura
- motociclismo off-road
- motociclismo Portugal
- motocross
- motoestrada
- MotoGP
- motorbike blog
- motorcorss
- motorcycle adventure blog
- motorcycle balance training
- motorcycle blog
- motorcycle blogs
- motorcycle confidence
- motorcycle riding blogs
- motorcycle riding tips and tricks
- motorcycle road trip blogs
- motorcycle safety
- motorcycle safety tips blog
- motorcycle suspension blog
- motorcycle suspension care blog
- motorcycle techniques blog
- motorcycle tips and tricks
- motorcycle tips and tricks for beginners
- motorcycle Tips&tricks
- motorcycle touring blog
- motorcycle trail braking
- motorcycle training
- motorcycle training portugal
- motorcycle travel blogs
- Motorcycles
- motos
- motos adventure
- motos adventure treino
- motos aventura
- motos de aventura
- motos e aprendizagem real
- motos modernas excesso eletrónica
- motos trail
- mototurismo
- Multidisciplinaridade
- multidisciplinaridade moto
- MX
- Neck brace
- nomenclatura sistemas motos
- nova geração motas
- o futuro elétrico
- o futuro?
- O melhor pneu para a minha mota é….
- o que é arm pump
- O que é talento em duas rodas?
- O que esperar de um treino de adventure
- O que esperar de um treino de enduro
- O que esperar de um treino fora de estrada
- O que esperar de um treino motocross
- O que esperar de um treino off-road
- off road
- off road motorcycle riding techniques
- off road motorcycle tips
- off road motorcycle tips blog
- off road racing
- off-road
- off-road bike on road
- off-road enthusiasts
- off-road fitness
- off-road for seniors
- off-road lúdico
- off-road motorcycle
- off-road motorcycle techniques
- off-road motorcycle techniques blog
- off-road para adultos
- off-road para iniciantes
- off-road Portugal
- off-road school
- off-road training
- offroad
- offroad training portugal
- older riders
- olhar na condução
- Os diferentes tipos de fora de estrada
- os limites de levantar motas
- palavra difícil ou necessidade?
- Pára de andar em pé fora de estrada
- Pára de fazer isto com os pés!
- para onde olhar na mota
- para-quedas piloto
- passeios de moto
- pedagogia motociclismo
- pedagogia no motociclismo
- percepção e reacção
- perda de momento
- performance
- performance em motas
- perseverance
- pés nas peseiras
- peso para trás e acelerador
- peso piloto
- Peter Attia fracture mortality
- physical adaptation
- physiotherapists
- pilotagem
- pilotagem consciente
- pilotagem de precisão
- pilotagem em p
- pilotagem em piso molhado
- pilotagem em terra
- pilotagem purista
- pilotagem segura
- pilotagem técnica
- piloto erro
- pilotos Dakar
- piso de transição
- pneu de mota adventure
- pneus
- pneus cardados
- pneus de estrada offroad
- pneus em motas
- pneus motas
- pneus moto
- poças profundas
- Porque é que a mota vai para onde estás a olhar
- Porque é que a mota vai para onde olhamos
- Portugal off-road
- Portugal offroad
- posição corpo moto
- POSIÇÃO DE ATAQUE
- posição de ataque em pé
- posição de condução na terra
- posição dos pés
- posições de condução
- posições semelhantes
- poupar energia Dakar
- preço formação adv
- preço formação enduro
- preço formação todo terreno
- preço treino adv
- preço treino enduro
- preço treinos fora de estrada
- preparação da mota
- preparação de motas
- preparação física
- preparação física enduro
- preparação física moto
- preparação mental
- preparação para treinos de off-road
- pressão competição
- pressão dos pneus
- progressão
- progressão do motociclista
- progressão offroad
- progressão piloto terra
- progressão técnica
- pros Dakar
- proteção fisica ou psicológica?
- protecção física ou psicológica?
- proteções moto
- prova dura mundo
- psicologia do desporto
- psicologia do piloto
- punhos de espuma
- qual o melhor pneu
- qual o melhor pneu de mota
- queda mota
- quedas
- quedas inevitáveis
- Queres um kit de unhas?
- quilómetros não são tudo
- rake
- rally raid
- rally training
- rally-raid
- Rally2
- Rally2 rookie
- Rápido
- realism
- rebaixar motas
- reflexão
- reflexos
- refrescamentos treino
- resilience
- resistência
- resoluções ano novo
- respect
- respiração
- responsabilidade individual na aprendizagem
- Ricky Carmichael
- riding
- riding after 60
- riding fundamentals
- riding skills
- riding technique
- rigidez lateral
- risco complacência
- risco escondido
- risk management off-road
- rituais
- rodinhas motos analogia
- rookies Dakar
- rookies moto
- roupa adventure touring
- running Dakar
- Sabes mesmo como o teu corpo se mexe na mota?
- sacrifício performance
- sag
- saúde
- SEGREDOS DA POSIÇÃO DE ATAQUE
- Segredos da posição de ataque em pé
- segurança
- segurança ativa
- segurança ativa na mota
- segurança em condução fora de estrada
- segurança em duas rodas
- segurança em estrada
- segurança em motas
- segurança estrada terra
- segurança fora de estrada
- segurança fora estrada
- segurança mota
- segurança moto
- segurança off-road
- segurança para motas
- segurança vs marketing motos
- self-awareness
- sensibilidade à mota
- sensibilidade na condução
- sensibilidade nos comandos
- separação corporal
- separacao e iniciacao
- Será o futuro das motas elétrico?
- setup da mota
- setup de suspensão
- slicks
- small-displacement motorcycles
- sport longevity
- stak varg
- super cross
- superação
- supercross
- superstições
- suspensão de motas
- suspensão moto
- SX
- tacita
- talento duas rodas
- talento motas
- talento motocross
- talento natural
- talento supercross
- técnica
- técnica adv
- técnica base vs elite
- técnica condicional
- técnica condução
- tecnica cotovelos mota
- técnica de 8s
- técnica de condução
- técnica de condução off-road
- tecnica de motocross
- técnica de pilotagem
- tecnica enduro
- tecnica fora de estrada
- técnica funcional
- tecnica motas
- técnica moto
- técnica moto terra
- técnica motocross
- tecnica motos
- técnica mx
- técnica off-road
- técnica sx
- tecnica todo terreno
- técnicas condução fora de estrada
- técnicas de baixa velocidade
- técnicas de base
- técnicas de condução moto
- técnicas de condução off-road
- técnicas de condução terra
- técnicas de equilíbrio moto
- técnicas de mota terra
- técnicas de pilotagem
- técnicas offroad
- temperatura do pneu
- tempo molhado
- Tens a mota certa para o teu tamanho?
- tentativa e erro moto
- terreno estável
- terreno seco vs molhado
- tips and tricks
- tips and tricks for riding a motorcycle
- Tips&tricks
- topic: off-road
- trabalho árduo
- tração
- tração em motas
- tração instável
- tração motas
- trail
- trail braking motorcycle
- trail braking motorcycle riding
- trail braking motorcycle technique
- trail mota portugal
- trail moto portugal
- training adaptation
- transição estrada-terra
- travagem dianteira
- Travagem para curvas!
- travão a chiar
- travão da frente
- travão traseiro
- travessias de água
- travessias mal avaliadas
- treino
- treino alentejo mota
- treino alentejo moto
- treino avançado
- treino avançado mota
- treino avançado moto
- treino aventura
- treino BN
- treino bn adv
- treino bn endurocamp
- treino BN Portugal.
- treino bn-adv
- treino casais mota
- treino cascais mota
- treino cascais moto
- treino cognitivo
- treino com vídeo
- treino consciente
- treino contínuo moto
- treino de aventura
- treino de condução
- treino de curva
- treino de mota
- treino de motas
- treino de motociclistas
- treino de sensibilidade
- treino em terra
- treino físico
- treino fora da mota
- treino iniciantes mota
- treino iniciantes moto
- treino mental
- treino mota terra
- treino motas altas
- treino moto
- treino off-road
- treino off-road Portugal
- treino offroad
- treino para avançados
- treino para estradistas
- treino para iniciados
- treino para iniciantes
- treino para pilotos experientes
- treino personalizado
- treino piloto
- treino privado mota
- treino privado moto
- treino profissional
- treino repetitivo
- treino santarém mota
- treino santarém moto
- treino técnico
- treino travagens
- treino vs competição
- treinos adv
- treinos adventure
- treinos enduro
- treinos motocross
- treinos todo terreno
- upgrades
- uso misto
- velocidade
- velocidade pura
- Ventura stage win
- veteranos jovens pilotos
- vida ativa
- vidros altos off-road
- visão motas
- what is motorcycle trail braking
- Zé Duarte
Zé Duarte
Muito obrigado pelas palavras Herlander! ✌️🏍
Herlander Aguiar
Mais uma vez, acho que o artigo está muito completo e concordo bem absoluto. Parabéns pelo excelente trabalho.