Será o futuro das motas elétrico?
Para nós, isso significa que esse futuro será elétrico?
Neste artigo de opinião vou falar exatamente disso, da minha opinião sobre as motas elétricas e o seu possível impacto no mundo das duas rodas, focado obviamente, no fora-de-estrada.
TUDO MUDA
Apesar de ser muito difícil encontrar verdades absolutas na vida, existem algumas.
A morte, a inevitável evolução do mundo como o conhecemos, e a igualmente inevitável dificuldade do ser humano em aceitar mudanças.
Quando me refiro a mudanças não quero dizer que as mesmas sejam sempre positivas, e essa é a razão pela qual independentemente da minha opinião sobre motas elétricas, este artigo não aponta a tentar evangelizar ninguém.
Isto porque o processo evolutivo sem qualquer tipo de opinião contrária à teoria apresentada tende a ser deficiente, e assim sendo, vozes contrárias são nesta fase tão importantes como as a favor.
Dessa forma, o que se torna importante não é a posição de uma ou outra opinião, mas sim o fundamento dos argumentos apresentados.
Quando falamos em motas elétricas, um dos grandes argumentos contra prende-se com a sua autonomia, algo que a meu ver, tem de ser marcado como um argumento fraco, por exemplo.

Autonomia e tempos de carga são algo que irá estar em constante evolução. Há 20 anos tínhamos carros a consumir 15 litros aos 100, hoje temos carros a fazer médias de 5.
Imagem motorcycle.com
Sem dúvida que a autonomia existente nos modelos de hoje em dia é limitada, e em muitos casos enganadora, muitas vezes por ter sido definida por manobras de marketing e não de engenharia.
Ainda assim, sustentar uma opinião baseada somente nesses valores torna o contexto geral em que eles se inserem extremamente redutor.
Um rápido exercício de imaginação obriga-nos a assumir que quando os primeiros carros vieram substituir as carroças, autonomia teve de ser igualmente um dos chavões dos críticos.
Afinal, consegue-se alimentar um cavalo basicamente em qualquer local do mundo, por outro lado, encontrar uma bomba de gasolina para os primeiros carros era complicado.
No entanto, a adoção da ideia pelo mercado permitiu mais investimento, e com ele, oferecer aos veículos a motor a plataforma necessária para chegar onde estamos hoje, em que poucos vêm um cavalo ou uma carroça como opção de mobilidade diária.
Este é um paradoxo conhecido e aplicável a quase todas as novas ideias e conceitos que desafiem a norma.
Para serem validados precisam de adoção do mercado, mas sem a adoção de mercado, dificilmente se consegue a infraestrutura necessária para obter a validação das massas.
Assim sendo, sou da opinião que a discussão se deve focar no que as elétricas representam, e não no produto que hoje em dia são.
Isto porque a oferta do mercado elétrico procura neste momento a adoção do mesmo, e não a afirmação de uma realidade maturada.
PARAR É MORRER
Apesar de estar mais entusiasmado com o mercado das elétricas do que tenho estado com o mercado de combustão nos últimos anos, não sou obrigatoriamente fundamentalista da ideia de andar em cima de uma pilha gigante.
Isto porque o que realmente me entusiasma é a clara janela de oportunidades que se está a abrir para o mundo do motociclismo.

Motas elétricas abrem a porta a pistas de fora-de-estrada indoor e outdoor em qualquer cidade ou centro urbano.
Imagem via Youtube de RB412 a exemplificar uma pista de motocross indoor
Se quem vai conseguir a adoção das massa são motas elétricas, a hidrogénio, bio combustíveis, ou qualquer outra opção que não tenho capacidade de sequer imaginar, isso é-me irrelevante, pois cada uma terá os seus prós e contras.
O que me interessa é que quem está a abrir essa janela hoje em dia são as elétricas, e como tal, é sobre elas que me prenuncio.
Assim sendo, o primeiro ponto do qual não consigo fugir é a inovação geral apresentada, não só em termos estéticos, mas também de conceito.
Há exceção de uma ou duas menções honrosas, pouca disrupção tem acontecido no mercado da combustão, e isso confirma-se com muitas marcas a tentarem simplesmente ter mais potência e gadgets do que a concorrência, ou do que a sua própria oferta no ano anterior.
Quando a potência não é objetivo, o que acabamos por ver são motas antigas com um look moderno, motas nascidas da mistura de várias peças diferentes da mesma marca, e até mesmo a mesma mota sobre o nome de diferentes marcas, com somente meia dúzia de alterações de importância debatível entre elas.
Este modelo evolutivo acaba por se tornar um constante “mais do mesmo” replicável ano após ano, algo contraproducente para um saudável crescimento do mercado a longo prazo.
Não me levem a mal, qualquer uma dessas abordagens é mais do que válida do ponto de vista comercial.
Afinal de contas, os números de vendas não mentem, pelo que a estratégia é claramente ganhadora, mas para nós, o publico, tende a ser limitadora.

Algumas forças policiais estão a testar motas elétricas à alguns anos, e algumas já as introduziram nas suas patrulhas para estrada e fora-de-estrada.
POR CAMINHOS NUNCA ANTES NAVEGADOS
Apesar de estar claramente entusiasmado com as elétricas, sou dos primeiros a ter dificuldade em encontrar a linha que hoje em dia, e em alguns casos, distingue uma mota de uma bicicleta elétrica, por exemplo.Poder-se-ia dizer que são os pedais, mas com certos modelos a venderam pedais como extra para os seus veículos, não diria que esse é o caminho.
Assim sendo, vejo-me obrigado a mais uma vez voltar a por as coisas em contexto, e ao faze-lo, assumir que esta dificuldade é um não problema, mas sim um normal passo evolutivo.
Afinal de contas, o meu primeiro contacto com o mundo das duas motas foi com a Maxi Puch da minha mãe, um veiculo de duas rodas com motor e pedais.

Maxi Puch com motor e pedais, uma tecnologia que durou de 1912 até quase ao ano 2000.
Com isso em mente, em vez de utilizar este limbo como forma de critica prefiro vê-lo como uma janela de oportunidades que permite uma miríade de possibilidades.
Será que nos vai ser permitido levar motas elétricas para trilhos até hoje reservados para a prática de Downhill e BTT?
Com os sistemas eletrónicos já existentes a potência pode ser limitada com um toque de um botão, limitando igualmente o desgaste que uma mota poderá fazer num trilho desenhado para bicicletas.
Da mesma forma, com as bicicletas elétricas a aumentar drasticamente a sua potência ano após ano, será que os trilhos em si não vão também ter de acompanhar os tempos e com isso os seus métodos construtivos?
Ou será que iremos ver o nascimento de trilhos e áreas dedicadas a veículos elétricos, independentemente da sua nomenclatura e definição como mota ou bicicleta?
LOUD PIPES SAVE LIVES
Aceito que uma mota sem barulho é meio que “meh”, mas também tenho de aceitar que esse barulho é um dos grandes limitadores do nosso desporto.Pistas de motocross, enduro e demais modalidades do fora-de-estrada estão obrigatoriamente remetidas para longe dos centros urbanos, para muitos limitando-lhes o seu acesso, o que limita o crescimento do desporto.
Terrenos privados, ou parques naturais onde muitos dos trilhos que usamos em adv e dual-sport passam, preferem, entre outras razões, impedir-nos a nossa passagem de forma a limitar a poluição sonora.
Passeios e raids noturnos tornam-se basicamente impossíveis pela limitação legal de ruído imposta em basicamente todo o território nacional e internacional.

Países como a Alemanha já têm medidores de ruído em muitas estradas, e a policia equipada com medidores sonoros como meio de reduzir o barulho generalizado das motas.
Por isso, por mais “meh” que a falta do som do motor seja, será que é uma razão impeditiva para aceitar uma tecnologia que pode drasticamente mitigar alguns dos problemas que a atual gera?
Para responder a isso vejo-me mais uma vez obrigado a falar de contexto.
No fim do dia, não só na maioria das minhas saídas ando com musica a tocar no capacete, como na totalidade das mesmas ando com abafadores para reduzir o ruído e aumentar a minha longevidade auditiva.
Com isso em mente, o quão grande é na realidade o problema da falta de ruído do escape ou motor para o meu prazer de condução, tal como para o de outros tantos que partilham as minhas práticas?
É no entanto debatível que no transito esse barulho pode e muitas vezes é benéfico, mas formas de criar som são mais simples do que métodos de o eliminar, pelo que é fácil de prever um modo de som “citadino” para as elétricas, seja de fábrica, ou aftermarket.
Da mesma maneira acredito que mais tarde ou mais cedo sistemas de deteção de veículos irão eliminar a necessidade de ruído como um todo.
Ainda assim, e até esse dia chegar, vejo com agrado a possibilidade de ter barulho de “escape” em cidade, e elimina-lo no campo ou zonas rurais, tudo ao toque e um botão, por exemplo.

Empresas como a MillTek fazem sistemas de som de escape para diferentes modelos da Tesla.
NEM TUDO SÃO ROSAS
Se o meu entusiasmo e esperança para o que poderá vir é claro, não vêm desprovido de alguma preocupação e ressalvas.No centro dessas preocupações vêm a forma como a larga maioria das motas elétricas está a ser construída.
Não me refiro a tempos de carga, valores de autonomia ou potência, mas sim à forma como a mesma está disponível.
Ainda que alguns fabricantes façam questão de ter uma caixa de velocidades e embraiagem nos seus modelos elétricos, essa não é uma realidade para a maioria do mercado atual.
Infelizmente, a embraiagem é mais do que um mecanismo para facilitar a troca de mudanças.
É a forma como podemos não só controlar potência e efetuar certas manobras, mas também um dos principais mecanismos de segurança instalados em motas de combustão.
Para quem tiver dúvidas, basta acelerar a fundo uma mota com a embraiagem puxada, simplesmente nada vai acontecer em termos de movimento.
Isto porque o acelerador deve ser visto como uma sugestão de potência ao motor, e a embraiagem como o controlador dessa potência à roda.

Com um preço de 12.000€, a novíssima Stark Varg será uma mota elétrica com o máximo de 80cv e sem embraiagem.
Assim sendo, temo que o whiskey throttle se torne um problema ainda mais comum, o que com a normal e crescente potência dos motores elétricos, é extremamente preocupante.
Digo mais comum pois é já um problema existente em motas a combustão operadas por pilotos sem uma boa formação base.
No entanto, as motas de hoje em dia têm poços de potência, engasgam-se, vão abaixo, o que salva muitos condutores de um acidente mais grave.
Motas elétricos, por outro lado, têm sempre a potência máxima disponível desde o zero, aumentando drasticamente o risco de um whiskey throttle.
Da mesma forma, preocupa-me a evolução competitiva de certas modalidades.
Hard enduro, trial, dual-sport, super enduro e outras tantas modalidades vivem do controlo preciso da embraiagem para a aplicação das inúmeras técnicas necessárias para conquistar terreno.
É uma realidade que existem métodos para ensinar motas DCT, e que muitos pilotos têm reportado bons resultados com motas elétricas, mas isso não invalidade as limitações e os perigos acrescidos destes modelos, tornando-se, para mim, preocupante a ideia dos mesmos se tornarem a norma.
O QUE NOS ESPERA
Para mim, como instrutor de fora-de-estrada nas suas mais diversas modalidades já trabalho ativamente no meu curriculum para motas elétricas há muito tempo, e como deve ter ficado demonstrado, estou de uma forma geral entusiasmado com o que poderá vir.Motas como a Tacita a correrem um Dakar, entusiasma-me.
Motas como a Alta Redshift a competir contra motas de combustão, e a não só terminarem mas igualmente a fazerem um top 20 no Erzberg Rodeo, entusiasma-me.
Marcas como a Stark Future com uma visão muito Tesliana do que poderão ser as motas elétricas no futuro, entusiasma-me.
Marcas como a Eletric Motion a fazer questão de usar embraiagens nos seus modelos, entusiasma-me.
A possibilidade de kits de motor e baterias serem vendidos para substituir motores a combustão, como já existe nos carros, entusiasma-me.

Imaginem poder trocar o motor de uma qualquer mota a combustão por um motor elétrico utilizando somente um kit de aplicação direta.
Ter uma só mota na garagem que me permita ter 80cvs para a autoestrada, ou 10cv para os meus filhos poderem fazer os primeiros km’s de fora-de-estrada, entusiasma-me.
Saber que a quase inexistência de manutenção dos modelos elétricos vai trazer muitos utilizadores novos, entusiasma-me.
Mas aceito que esse entusiasmo pode vir a não ser correspondido, ou partilhado por todos.
E se aceito isso, é porque não é obrigatoriamente a tecnologia em si que me move, mas o saber que o nosso mundo das duas rodas está a começar um novo capitulo, algo que lhe permitirá sobreviver, crescer, e estar presente na vida de futuras gerações.

HAVE YOU SEEN THESE POSTS?
Tags
- All
- A arte do arranque
- A mentalidade do sucesso
- a mota segue os olhos
- ABS frente off-road
- acceptance
- ACELERA
- aceleração precoce
- adaptabilidade em motas
- adv
- ADV community
- ADV levantar sozinho
- adv motorcycle
- adv motorcycle blog
- ADV riding
- adv training portugal
- adve
- adventure
- adventure bike
- adventure bike blogs
- adventure bike ergonomics
- adventure bike for beginners
- adventure bike racing
- Adventure Bike Riding
- adventure bike training
- adventure bikes
- adventure bikes training
- adventure motorcycle
- adventure motorcycle blog
- adventure motorcycle for beginners
- adventure motorcycle myths
- Adventure Motorcycle Riding
- adventure motorcycle touring blog
- adventure motorcycle travel blog
- adventure riding
- adventure riding school
- adventure riding skills
- aerodinâmica moto
- aging and performance
- aging and sport performance
- aging athletes SEO / publication: older riders motorcycle training
- Ainda achas que formação é cara?
- alta redshift
- altura ao solo
- altura do banco
- análise
- análise visual
- analogia aviação
- ângulo de escorregamento
- ângulo escorregamento
- aprender a andar de mota
- aprender a andar de mota na terra
- aprender a andar de moto
- aprender adv
- aprender enduro
- aprender fora de estrada
- aprender mota
- aprender mota fora de estrada
- aprender moto
- aprender motocross
- aprender mx
- aprender offroad
- aprender supercross
- aprender sx
- aprendizagem
- aprendizagem autónoma com supervisão
- aprendizagem com intenção
- aprendizagem de motas
- aprendizagem em motas
- aprendizagem mota
- aprendizagem motas
- aprendizagem moto
- aprendizagem moto terra
- aprendizagem motora
- aquecimento adv
- aquecimento enduro
- aquecimento motocross
- aquecimento todo terreno
- are motorcycles safe?
- areia moto off-road
- Areia não é só cu para trás e acelerador!
- arm pump
- armadilhas comuns moto
- armp pump motocross
- arranque enduro
- arranque motocross
- arranque supercross
- artigo de opinião
- artigo de opinião motas
- artigo motas
- artigo motas elétricas
- artigos BN Endurocamp
- artigos opinião BN Adv
- artigos técnicos bn
- As espectativas das motas mágicas
- atenção visual
- aulas adventure
- aulas aventura
- aulas de mota
- aulas enduro
- aulas fora de estrada
- aulas mota portugal
- aulas moto
- aulas moto portugal
- aulas offroad portugal
- auto-análise do piloto
- auto-aprendizagem em motociclismo
- autocrítica
- autodidata vs formação
- aventura
- aventura 2 rodas
- aventura em duas rodas
- aventura mota
- aventura moto
- aventura off-road
- aventura segura
- aventureiros experientes
- aventureiros iniciantes
- aviação e motas
- baixa técnica
- balance and reactivity loss
- bancos confortáveis ou seguros
- barulho informação pneus
- base técnica
- bases off-road
- bases offroad
- bateria moto
- being safe on a motorcycle
- best adventure motorcycle
- best adventure motorcycle blogs
- best adventure motorcycle for beginners
- BEST Adventure Motorcycle Riding TIP
- best dual sport adventure motorcycle
- best motorcycle blog
- big bike
- Bike blog
- Bike for beginners
- Bike Riding tip
- Bike Riding Tips For Beginners
- bike touring blog
- biomecânica
- biomecânica moto
- biomecânica pilotagem
- bloqueio movimento
- BN
- bn adv
- BN Adv conforto
- bn adv portugal
- bn enduro camp
- bn enduro camp blog
- bn endurocamp
- BN Endurocamp conforto
- bn endurocamp portugal
- BN moto training
- bn-adv.com
- body preservation audience: mature adventure riders
- bone density
- botas de enduro rígidas
- braaaaaapp
- Braaaaaapp NATION
- cadeia erro livro
- cair de mota
- Cal Crutchlow
- capacitação do piloto
- Casey Stoner
- Casey Stoner quote
- chuva offroad
- classes de terrenos
- classificação de terrenos
- classificação terrenos moto
- com motas pequenas ou grandes?
- Como aprender a andar de mota no sofá
- Como aprender no sofá
- como desligar ajudas
- como escolher modo off-road
- como escolher pneus de mota
- Como escolher uma escola de adventure
- Como escolher uma escola de enduro
- Como escolher uma escola de fora de estrada
- Como escolher uma escola de motocross
- Como escolher uma escola de mx
- Como escolher uma escola de off road
- Como escolher uma escola de sx
- como travar fora de estrada
- como travar motocross
- como travar mx
- Como travar para curvar
- como travar SX
- como ver na mota
- competição rally
- complacência
- complacency
- comportamento da mota
- comportamento dinâmico
- comportamento humano
- compras de extras para motas
- compromissos pneus
- concentração
- condução aventura
- condução de mota
- condução defensiva
- condução em terra para iniciantes
- condução em terrenos soltos
- condução lenta
- condução lenta e controlada
- condução off-road
- condução técnica
- confiança
- confiança na condução
- conforto
- conforto em motas
- conforto em off-road
- conforto vs segurança
- consistência
- consistência técnica
- contacto e tração
- continuidade
- continuidade desporto
- continuidade movimento
- continuidade pilotagem
- controlo
- controlo da mota
- controlo de tração off-road
- controlo de tracção
- controlo e precisão
- controlo emocional
- controlo fino de embraiagem
- controlo mota chuva
- controlo moto
- controlo motor
- controlo stress
- controlo tracção
- controlo tracção manual
- controlo vs velocidade
- coordenação motora
- corpo e mota
- corpo piloto
- Cossalter
- Cossalter Motorcycle Dynamics
- Cotovelos para cima de mota
- Cotovelos para cima.. porque?!
- Crew Resource Management
- CRF300L
- CRF300L off-road
- crítica à aprendizagem online
- crítica ao sistema de ensino
- crítica eletrónica motos
- crítica indústria motociclista
- crítica modos de potência
- CRM aviação
- cultura off-road
- curiosity technical angle: type II muscle fibre decline
- curso condução
- curso condução fora de estrada
- curso condução moto
- curso de suspensão
- curso mota
- curso mota portugal
- curso offroad portugal
- cursos de motociclismo
- cursos off-road
- curva apertada
- curvas apertadas
- custo formação ADV
- custo formação enduro
- custo formação todo terreno
- Dakar
- Dakar 2026
- Dakar bike
- Darwin Awards moto
- deadlift moto
- decisão
- decisões rápidas
- deformação da carcaça
- dependência eletrónica
- desempenho em condução fora de estrada
- desenvolvimento pessoal no motociclismo
- desenvolvimento técnico motociclista
- desporto
- Devemos aprender em motas grandes ou pequenas
- dicas condução off-road
- dicas de condução
- dicas de motociclismo
- dicas para motards experientes
- dicas para motards iniciados
- diferença estrada pista
- dinâmica do pneu traseiro
- dirt
- distração vs foco
- divertimento moto terra
- domínio da mota
- dosagem de acelerador
- drift controlado
- drift em moto
- drift moto
- drills de controlo
- DT juventude
- dua
- dual sport
- dual sport adventure bikes
- dual sport adventure motorcycles
- Dual sport and adventure bikes
- dual sport bike for adventure riding
- dual sport or adventure bike
- dual sport or adventure motorcycle
- dual sport vs adventure bikes
- dual-sport
- dunning-kruger motociclismo
- Dunning-Kruger riding
- e técnicamente mau
- Edgar Canet
- eficiência off-road
- electrónica mascarar evolução
- eletric motion
- eletrónica motos terra
- EM CASO DE DÚVIDA
- embraiagem a meio curso
- embraiagem como torneira
- emotional health motorcycle
- empowerment
- endurance riding
- enduro
- enduro adventure
- enduro after 70
- enduro camp
- enduro instructor Portugal
- enduro lúdico
- enduro park
- enduro Portugal
- enduro recreativo
- enduro school
- enduro techniques emotion: motivation
- enduro técnico
- enduro training
- engenharia de pneus
- ensino de mota
- ensino híbrido em desporto técnico
- ensino off-road
- ensino técnico em motociclismo
- Entender pneus motas
- Entender tração e pneus
- Entender tração motas
- envelope pneus
- equilíbrio
- equilíbrio em baixa
- equilíbrio em motas
- equilíbrio piloto-máquina
- equipamento de mota aventura
- equipamento offroad
- ergonomia
- ergonomia e controlo corporal
- ergonomia em motas
- ergonomics
- erro cognitivo
- erro comum no off-road
- erro de confiança
- erro humano
- erro técnico Dakar
- erros
- erros comuns de condução
- erros comuns em motas
- erros comuns no conforto
- erros comuns no fora de estrada
- erros comuns no off-road
- erros de equipamento
- erros de leitura do piloto
- erros de principiante
- erros filmados Dakar
- És demasiado rápido… para ser rápido
- escola enduro Portugal
- escolha consciente offroad
- escolha de equipamento técnico
- escolha de formação moto
- escolha pneus moto
- escolhas de modos moto
- escolhas informadas pneus
- escolhas pros Dakar
- escorregamento controlado
- espectador recalibração
- espetáculo pressão
- estabilidade
- estabilidade e controlo
- estado de flow
- estrada e terra
- Etiqueta e segurança nos trilhos
- Etiqueta e segurança nos trilhos para motas
- etiqueta fora de estrada
- Etiqueta para motas
- evitar maus hábitos
- evitar maus hábitos na terra
- evolução
- evolução do piloto
- evolução piloto
- evolução rápida moto
- evolução sustentada em motas
- evolução técnica em motas
- exame de mota
- exercícios de baixa velocidade
- exercícios de controlo
- exercícios de iniciação
- expectativas pneus
- Experience vs Expertise
- experiência
- experiência de condução
- Experiência vale o que vale
- experiência vs repetição
- extras de mota
- fadiga Dakar
- fadiga mental
- fadiga moto
- feedback mota
- filmagens prova
- filosofia de pilotagem
- flow
- fluidez movimento
- foco
- foco visual
- follow through enduro
- follow through moto
- follow-through
- follow-through desporto
- follow-through offroad
- fora de estrada
- fora estrada lúdico
- força
- formação
- formação adventure
- formação aventura
- formação BN Adv
- formação condução moto
- formação de condução
- formação de moto
- formação de motociclistas
- formação de pilotos
- formação em condução off-road
- formação em duas rodas
- Formação em motas grandes ou pequenas?
- formação enduro
- formação estruturada vs internet
- formação fora de estrada
- formação inicial mota
- formação mota
- formação mota terra
- formação moto
- formação motociclistas
- Formação off road
- formação off-road
- formação off-road Portugal
- formação offroad
- fracture recovery
- fundamentos de condução
- fundamentos do fora de estrada
- gaze control
- geometria
- geometria de motas
- gestão de compromisso
- gestão de desconforto
- gestão de risco
- gesto contínuo
- gold standard aprendizagem
- guia formação motociclistas
- Guy Martin
- Há coisas que não se ensinam
- habilidades técnicas essenciais
- hábitos de condução
- hábitos de consumo motociclístico
- Haiden Deegan
- hard enduro
- helicóptero Dakar
- hiperfoco
- how to start off-road at 60
- human factors
- humility
- idade média Dakar
- ilusão roupas moto
- impacto da eletrónica no treino
- iniciante offroad
- iniciantes em motas
- iniciantes off-road
- injured riders returning to dirt
- injury management
- inspiration
- instinto vs técnica
- instrução moto
- instrução técnica
- instructor moto
- instructors
- instrutor bn adv
- instrutor bn endurocamp
- instrutor mota
- instrutor moto
- instrutor moto portugal
- instrutor off-road
- Isso precisa é de mais velocidade!
- James Stewart
- janela de risco
- Jett Lawrence
- José Miguel Duarte
- kit de unhas
- kits de rebaixamento
- Kobe Bryant
- late starters
- leitura de terreno
- levantamento moto
- levantar mota
- ligação mente-músculo
- limites físicos moto
- livro fundamentos
- long rides motorcycle
- má interpretação de experiência
- manobras de perícia
- manobras técnicas
- manutenção moto
- Marc Márquez
- margem segurança
- marketing de motas
- Martim Ventura Dakar
- Mason Klein
- mecânica aplicada ao controlo
- melhor pneu touring
- melhoria contínua
- melhoria de pilotagem
- memória de procedimentos
- memória muscular
- mental health riding
- mental load
- mente e corpo
- mindset
- mitos
- mitos do fora de estrada
- mitos sobre conforto em motas
- modos off-road explicação
- modulação de travão
- mota aventura portugal
- mota mexe-se
- mota própria vs alugada
- mota terra
- motas
- motas a combustão
- motas altas
- motas aventura
- motas de aventura
- motas de estrada
- motas elétricas
- motas eletrónicas
- motas modernas
- motas pequenas ou grandes?
- motas Portugal
- motas todo terreno
- motas trail
- motivação no desporto
- moto ADV
- moto adventure chuva
- moto aventura
- moto aventura em Portugal
- moto aventura portugal
- moto Dakar aerodinâmica
- moto terra
- moto terra iniciante
- moto training portugal
- motoaventura
- motociclismo
- motociclismo avançado
- motociclismo consciente
- motociclismo de aventura
- motociclismo off-road
- motociclismo Portugal
- motocross
- motoestrada
- MotoGP
- MotoGP vs terra
- motorbike blog
- motorcorss
- motorcycle adventure blog
- motorcycle balance training
- motorcycle blog
- motorcycle blogs
- motorcycle confidence
- motorcycle riding blogs
- motorcycle riding tips and tricks
- motorcycle road trip blogs
- motorcycle safety
- motorcycle safety tips blog
- motorcycle suspension blog
- motorcycle suspension care blog
- motorcycle techniques blog
- motorcycle tips and tricks
- motorcycle tips and tricks for beginners
- motorcycle Tips&tricks
- motorcycle touring blog
- motorcycle trail braking
- motorcycle training
- motorcycle training portugal
- motorcycle travel blogs
- Motorcycles
- motos
- motos adventure
- motos adventure treino
- motos aventura
- motos de aventura
- motos e aprendizagem real
- motos modernas excesso eletrónica
- motos trail
- mototurismo
- movimento bloqueio
- movimento contínuo
- movimento resolvido
- Multidisciplinaridade
- multidisciplinaridade moto
- MX
- Neck brace
- nomenclatura sistemas motos
- nova geração motas
- o futuro elétrico
- o futuro?
- O melhor pneu para a minha mota é….
- o que é arm pump
- O que é talento em duas rodas?
- O que esperar de um treino de adventure
- O que esperar de um treino de enduro
- O que esperar de um treino fora de estrada
- O que esperar de um treino motocross
- O que esperar de um treino off-road
- off road
- off road motorcycle riding techniques
- off road motorcycle tips
- off road motorcycle tips blog
- off road racing
- off-road
- off-road bike on road
- off-road enthusiasts
- off-road fitness
- off-road for seniors
- off-road lúdico
- off-road motorcycle
- off-road motorcycle techniques
- off-road motorcycle techniques blog
- off-road para adultos
- off-road para iniciantes
- off-road Portugal
- off-road school
- off-road training
- offroad
- offroad consciente
- offroad portugal
- offroad técnico
- offroad training portugal
- older riders
- olhar na condução
- Os diferentes tipos de fora de estrada
- os limites de levantar motas
- palavra difícil ou necessidade?
- Pára de andar em pé fora de estrada
- Pára de fazer isto com os pés!
- para onde olhar na mota
- para-quedas piloto
- passeios de moto
- pedagogia motociclismo
- pedagogia no motociclismo
- percepção e reacção
- perda de momento
- performance
- performance em motas
- perseverance
- pés nas peseiras
- peso para trás e acelerador
- peso piloto
- Peter Attia fracture mortality
- physical adaptation
- physiotherapists
- pilotagem
- pilotagem adventure
- pilotagem consciente
- pilotagem de precisão
- pilotagem em p
- pilotagem em piso molhado
- pilotagem em terra
- pilotagem offroad
- pilotagem purista
- pilotagem segura
- pilotagem técnica
- pilotagem terra
- piloto erro
- piloto proactivo
- piloto reactivo
- pilotos Dakar
- piso de transição
- pneu de mota adventure
- pneus
- pneus 50-50
- pneus adventure
- pneus agressivos
- pneus cardados
- pneus de estrada offroad
- pneus em motas
- pneus enduro
- pneus gastos vs novos
- pneus iniciantes off-road
- pneus motas
- pneus moto
- pneus off-road
- pneus slick MotoGP
- pneus terra
- poças profundas
- Porque é que a mota vai para onde estás a olhar
- Porque é que a mota vai para onde olhamos
- Portugal off-road
- Portugal offroad
- posição corpo moto
- posição corporal
- POSIÇÃO DE ATAQUE
- posição de ataque em pé
- posição de condução na terra
- posição dos pés
- posições de condução
- posições semelhantes
- poupar energia Dakar
- preço formação adv
- preço formação enduro
- preço formação todo terreno
- preço treino adv
- preço treino enduro
- preço treinos fora de estrada
- preparação da mota
- preparação de motas
- preparação física
- preparação física enduro
- preparação física moto
- preparação mental
- preparação para treinos de off-road
- pressão competição
- pressão dos pneus
- pressão pneus moto
- progressão
- progressão do motociclista
- progressão off-road
- progressão offroad
- progressão piloto terra
- progressão técnica
- pros Dakar
- proteção fisica ou psicológica?
- protecção física ou psicológica?
- proteções moto
- prova dura mundo
- psicologia do desporto
- psicologia do piloto
- punhos de espuma
- qual o melhor pneu
- qual o melhor pneu de mota
- quebra continuidade
- queda mota
- quedas
- quedas inevitáveis
- Queres um kit de unhas?
- quilómetros não são tudo
- rake
- rally raid
- rally training
- rally-raid
- Rally2
- Rally2 rookie
- Rápido
- reacção mota
- realism
- rebaixar motas
- reflexão
- reflexos
- refrescamentos treino
- resilience
- resistência
- resolução gesto
- resoluções ano novo
- respect
- respiração
- responsabilidade individual na aprendizagem
- Ricky Carmichael
- rider rating system
- riding
- riding after 60
- riding fundamentals
- riding skills
- riding technique
- rigidez lateral
- risco complacência
- risco escondido
- risk management off-road
- rituais
- rodinhas motos analogia
- rookies Dakar
- rookies moto
- roupa adventure touring
- running Dakar
- Sabes mesmo como o teu corpo se mexe na mota?
- sacrifício performance
- sag
- saúde
- saves mota
- SEGREDOS DA POSIÇÃO DE ATAQUE
- Segredos da posição de ataque em pé
- segurança
- segurança ativa
- segurança ativa na mota
- segurança em condução fora de estrada
- segurança em duas rodas
- segurança em estrada
- segurança em motas
- segurança estrada terra
- segurança fora de estrada
- segurança fora estrada
- segurança mota
- segurança moto
- segurança off-road
- segurança para motas
- segurança vs marketing motos
- self-awareness
- sensibilidade à mota
- sensibilidade na condução
- sensibilidade nos comandos
- separação corporal
- separacao e iniciacao
- Será o futuro das motas elétrico?
- setup da mota
- setup de suspensão
- slicks
- slip angle moto
- small-displacement motorcycles
- sport longevity
- stak varg
- super cross
- superação
- supercross
- superstições
- suspensão de motas
- suspensão moto
- SX
- tacita
- talento duas rodas
- talento motas
- talento motocross
- talento natural
- talento supercross
- técnica
- técnica adv
- técnica base vs elite
- técnica condicional
- técnica condução
- tecnica cotovelos mota
- técnica de 8s
- técnica de condução
- técnica de condução off-road
- tecnica de motocross
- técnica de pilotagem
- tecnica enduro
- tecnica fora de estrada
- técnica funcional
- técnica levantar moto
- técnica marc márquez
- técnica mota
- técnica mota terra
- tecnica motas
- técnica moto
- técnica moto terra
- técnica motocross
- tecnica motos
- técnica mx
- técnica off-road
- técnica pilotagem
- técnica sx
- tecnica todo terreno
- técnicas condução fora de estrada
- técnicas de baixa velocidade
- técnicas de base
- técnicas de condução moto
- técnicas de condução off-road
- técnicas de condução terra
- técnicas de equilíbrio moto
- técnicas de mota terra
- técnicas de pilotagem
- técnicas offroad
- temperatura do pneu
- tempo molhado
- Tens a mota certa para o teu tamanho?
- tentativa e erro moto
- terreno estável
- terreno seco vs molhado
- tips and tricks
- tips and tricks for riding a motorcycle
- Tips&tricks
- Tony Foale Feel
- topic: off-road
- trabalho árduo
- tração
- tração em motas
- tração instável
- tração motas
- tração terra
- trail
- trail braking motorcycle
- trail braking motorcycle riding
- trail braking motorcycle technique
- trail mota portugal
- trail moto portugal
- training adaptation
- transição estrada-terra
- travagem dianteira
- Travagem para curvas!
- travão a chiar
- travão da frente
- travão traseiro
- travessias de água
- travessias mal avaliadas
- treino
- treino alentejo mota
- treino alentejo moto
- treino avançado
- treino avançado mota
- treino avançado moto
- treino aventura
- treino BN
- treino bn adv
- treino bn endurocamp
- treino BN Portugal.
- treino bn-adv
- treino casais mota
- treino cascais mota
- treino cascais moto
- treino cognitivo
- treino com vídeo
- treino consciente
- treino contínuo moto
- treino de aventura
- treino de condução
- treino de curva
- treino de mota
- treino de motas
- treino de motociclistas
- treino de sensibilidade
- treino direcional
- treino em terra
- treino físico
- treino fora da mota
- treino iniciantes mota
- treino iniciantes moto
- treino mental
- treino mota terra
- treino motas
- treino motas altas
- treino moto
- treino off-road
- treino off-road Portugal
- treino offroad
- treino para avançados
- treino para estradistas
- treino para iniciados
- treino para iniciantes
- treino para pilotos experientes
- treino personalizado
- treino piloto
- treino privado mota
- treino privado moto
- treino profissional
- treino repetitivo
- treino santarém mota
- treino santarém moto
- treino técnico
- treino travagens
- treino vs competição
- treinos adv
- treinos adventure
- treinos enduro
- treinos motocross
- treinos todo terreno
- triagem em mota
- triagem offroad
- triagem pilotagem
- upgrades
- uso misto
- velocidade
- velocidade pura
- Ventura stage win
- veteranos jovens pilotos
- vida ativa
- vidros altos off-road
- visão motas
- what is motorcycle trail braking
- Zé Duarte