Auto-didata na terra?
Devo ser autodidata ou não quando se trata de aprender a conduzir na terra?
Como instrutor profissional, existe para mim apenas uma resposta verdadeiramente correcta quando olhamos para esta pergunta pela lente da evolução sustentada, da segurança e, no fundo, do bom senso.
E não, essa resposta não é “façam sempre formação estruturada”.
PROBLEMAS GERACIONAIS
Por um lado, aceitamos todos, e passamos os nossos filhos – como nos passaram a nós – que devemos ir à escola para aprender. Aprender o quê exactamente, isso é quase secundário. Seja música, desporto, artes ou qualquer outra área, insistimos que exista um professor, um instrutor, um treinador, ou no mínimo um local adequado para o efeito.
No entanto, quando chegamos às motas, especialmente às motas de terra, essa lógica tende a cair por terra.
Aqui, escolhemos maioritariamente ser ensinados por família ou amigos. E isso é visível, sobretudo – e cada vez mais – nos dias de hoje.
Se profissionais de ensino conseguem identificar vários erros de condução tipicamente geracionais, hoje, até iniciados com um olho mais atento facilmente identificam discrepâncias técnicas.
Por exemplo, curvas feitas com e sem o pé no chão são, neste momento, provavelmente o ponto de maior disparidade visível entre diferentes tipos de pilotos, mesmo dentro das mesmas idades.
No entanto, essas falhas de abordagem não existem somente para quem aprendeu em família. Aplicam-se também a quem não teve sequer esse ponto de partida e acabou por recorrer directamente à segunda melhor hipótese disponível: a internet.
E nesse tópico, convém esclarecer uma coisa desde já. A internet é um poço sem fim de informação absolutamente fantástica. Há pouco a acrescentar a essa afirmação, é um facto irrefutável.
O problema não está então na quantidade nem na qualidade potencial da informação, mas sim na forma como ela é apresentada e consumida.
Isto porque a maioria do conteúdo disponível é pouco curado e tem contexto limitado. Mas, acima de tudo, porque tende a não oferecer contacto humano. E estes pontos fazem toda a diferença.
É então importante não confundir as coisas, porque apesar de existirem inúmeros cursos online, programas de treino e recomendações de conteúdos, isso não é directamente o mesmo que um programa desenhado com uma pessoa real com objectivos específicos em mente. E essa diferença, apesar de subtil, é crítica.
Um programa de treino pode e deve ser generalista na sua estrutura. Dizer o contrário seria intelectualmente desonesto. Ensino generalista, no entanto, é um monstro totalmente diferente.
Um instrutor ou sistema de formação com pés e cabeça tem de ter um mapa de conteúdos e objectivos, mas também tem de ter a responsabilidade de levar cada aluno pelo caminho certo dentro desse mapa.
Isso pode significar saltar etapas, voltar atrás, sair temporariamente do programa para trabalhar outras valências, ou até reconhecer que aquele percurso específico não faz sentido para um determinado objectivo. O que, em alguns casos, pode mesmo significar não iniciar o processo de todo, porque o programa disponível, mesmo com adaptações, não é compatível com aquilo que a pessoa procura.
Colocar todas essas decisões nas mãos de alguém auto-didata e recém-chegado a um desporto técnico e de risco equivale, muitas vezes, a entregar uma arma carregada a alguém cujo único contacto com armas foi através de filmes. Pode correr bem. Mas a probabilidade de um tiro no pé é real.
Isto acontece porque o contexto entre aquilo que queremos, aquilo que achamos ser o caminho, e aquilo de que realmente precisamos está frequentemente perdido entre ideias, ideais e noções afastadas da realidade. Alinhar esses pontos é o que permite transformar conteúdo generalista em aprendizagem útil e direccionada.
Uma boa dose de auto-confiança é necessária neste desporto. Mas decisões erradas tomadas com base nela, sobretudo no início, tendem a criar problemas que gostam de nos acompanhar para o futuro.
CONTACTO HUMANO
Recorrer a amigos que estão no mesmo percurso que nós, ou ligeiramente à frente, é válido, mas isso não torna a opção menos limitada. Isto porque sabemos que um bom professor não é alguém que se limita a despejar matéria. É alguém que ajuda a navegar essa matéria, a interpretá-la e a explicar como ela se aplica ao mundo real e à realidade individual de cada aluno.
Infelizmente, poucos de nós tivemos essa experiência em contextos escolares tradicionais, mas neste desporto, temos liberdade de escolha. Por isso, podemos não só escolher o nosso instrutor, como optar por treinos de grupo de tamanho reduzido, onde garantimos conseguir ter mais atenção dedicada – que na minha opinião é a melhor forma de ter um primeiro contacto com a terra – ou por formatos de um para um, seja numa fase inicial ou posterior.
Isso pode implicar termos de perder tempo a procurar escolas que ofereçam essas hipóteses, até ao limite de termos de nos comprometer com algumas horas de viagem para lá chegar se não tivermos uma à porta de casa. Mas quando falamos de evolução e segurança pessoal, devemos considerar esse trabalho como um pequeno preço a pagar para atingir o nosso objectivo.
O AUTO-DIDACTA EXEMPLAR
Mas vamos agora assumir um perfil ideal para um auto-didata.
És alguém que lê, que se informa a sério, que tem espírito crítico, capacidade de auto-análise e pragmatismo. Perfeito. Tens, à partida, um conjunto de valências em falta na generalidade.
Munido dessas bases pessoais, escolhes vídeos de diferentes instrutores, ouves podcasts específicos, e dedicas tempo a ler análises técnicas cuidadas. Um verdadeiro cocktail de ensino de qualidade.
Mais tarde, e sozinho, colocas cones no chão, trabalhas bases, repetes exercícios, porque percebeste cedo que evolução não se soma – só – em quilómetros, soma-se em controlo, principalmente no início.
Até aqui, tudo certo. Mas é igualmente precisamente aqui que a maioria dos melhores processos de auto-ensino começa a falhar.
Não por falta de esforço, nem por falta de inteligência, mas por ausência de supervisão e de feedback analítico externo. Sem um olhar treinado a validar o que está a ser feito, entramos facilmente num ciclo fechado onde a única métrica de sucesso passa a ser “não correu mal”, “não caí”, ou “a mim parece-me como no vídeo”.
É expectável, e desejável, que alguns ajustes aconteçam por auto-recriação durante este processo. Mas raramente existe uma visão completa do que está realmente a ser consolidado, trabalhado e modificado. E isso não tem directamente a ver com falta de know-how ou capacidade inata.
Quando esses limites são ultrapassados de forma subtil, tornam-se imperceptíveis. Isso leva a uma confiança crescente, que nem sempre é acompanhada pela mesma medida de competência. E é aqui que erros deixam de ser corrigidos e passam a ser normalizados.
É neste ponto que o efeito Dunning–Kruger se instala e a percepção da realidade como algo “fixo” e incorrigível se começa a enraizar.
Ser autodidata é válido. Requer coragem, disciplina e trabalho sério, e isso é sempre de louvar. Além disso, é uma abordagem profundamente ligada à história deste desporto, que nasceu e evoluiu em trilhos isolados, longe de estruturas formais.
O problema não está então em aprender sozinho. Está em ficar sozinho durante todo o processo.
Uma abordagem híbrida tende a ser incomparavelmente mais eficaz. Um treino inicial com alguém qualificado, com a intenção clara de continuar a evoluir de forma autónoma, cria bases sólidas e desenha um plano que pode ser seguido em casa.
Um bom instrutor não se limita a ensinar exercícios. Dá contexto, aponta direcções, indica referências fiáveis e ajuda a construir critérios para melhores decisões futuras, em esquema de auto-evolução.
Assim, mesmo quando a autonomia é o objectivo, procurar supervisão pontual continua a ter valor, muito valor. Não como muleta, mas como sistema de verificação. Eu próprio, enquanto profissional, recorro e continuarei a recorrer a outros olhos quando necessário.
O ensino estruturado serve para criar literacia. A autonomia serve para a consolidar. E a supervisão externa, mesmo que pontual, serve para impedir – ou dar valor a – desvios do padrão expectável.
Por isso lembra-te: podemos encontrar sozinhos o livro que contém todo o conhecimento. Mas se não soubermos bem o nosso ABC, dificilmente conseguimos ler o título bem o suficiente para perceber se aquilo que lá está dentro é, ou não, o que realmente precisamos.
HAVE YOU SEEN THESE POSTS?
Tags
- All
- A arte do arranque
- A mentalidade do sucesso
- a mota segue os olhos
- ABS frente off-road
- acceptance
- ACELERA
- aceleração precoce
- adaptabilidade em motas
- adv
- ADV community
- adv motorcycle
- adv motorcycle blog
- ADV riding
- adv training portugal
- adve
- adventure
- adventure bike
- adventure bike blogs
- adventure bike ergonomics
- adventure bike for beginners
- adventure bike racing
- Adventure Bike Riding
- adventure bike training
- adventure bikes
- adventure bikes training
- adventure motorcycle
- adventure motorcycle blog
- adventure motorcycle for beginners
- adventure motorcycle myths
- Adventure Motorcycle Riding
- adventure motorcycle touring blog
- adventure motorcycle travel blog
- adventure riding
- adventure riding school
- adventure riding skills
- aerodinâmica moto
- aging and performance
- aging and sport performance
- aging athletes SEO / publication: older riders motorcycle training
- Ainda achas que formação é cara?
- alta redshift
- altura ao solo
- altura do banco
- análise
- análise visual
- analogia aviação
- ângulo de escorregamento
- aprender a andar de mota
- aprender a andar de mota na terra
- aprender a andar de moto
- aprender adv
- aprender enduro
- aprender fora de estrada
- aprender mota
- aprender mota fora de estrada
- aprender moto
- aprender motocross
- aprender mx
- aprender offroad
- aprender supercross
- aprender sx
- aprendizagem
- aprendizagem autónoma com supervisão
- aprendizagem com intenção
- aprendizagem de motas
- aprendizagem em motas
- aprendizagem mota
- aprendizagem motas
- aprendizagem moto
- aprendizagem moto terra
- aprendizagem motora
- aquecimento adv
- aquecimento enduro
- aquecimento motocross
- aquecimento todo terreno
- are motorcycles safe?
- Areia não é só cu para trás e acelerador!
- arm pump
- armp pump motocross
- arranque enduro
- arranque motocross
- arranque supercross
- artigo de opinião
- artigo de opinião motas
- artigo motas
- artigo motas elétricas
- artigos BN Endurocamp
- artigos opinião BN Adv
- artigos técnicos bn
- As espectativas das motas mágicas
- atenção visual
- aulas adventure
- aulas aventura
- aulas de mota
- aulas enduro
- aulas fora de estrada
- aulas mota portugal
- aulas moto
- aulas moto portugal
- aulas offroad portugal
- auto-análise do piloto
- auto-aprendizagem em motociclismo
- autocrítica
- autodidata vs formação
- aventura
- aventura 2 rodas
- aventura em duas rodas
- aventura moto
- aventura off-road
- aventura segura
- aventureiros experientes
- aventureiros iniciantes
- aviação e motas
- baixa técnica
- balance and reactivity loss
- bancos confortáveis ou seguros
- base técnica
- bases off-road
- bases offroad
- bateria moto
- being safe on a motorcycle
- best adventure motorcycle
- best adventure motorcycle blogs
- best adventure motorcycle for beginners
- BEST Adventure Motorcycle Riding TIP
- best dual sport adventure motorcycle
- best motorcycle blog
- big bike
- Bike blog
- Bike for beginners
- Bike Riding tip
- Bike Riding Tips For Beginners
- bike touring blog
- biomecânica
- BN
- bn adv
- BN Adv conforto
- bn adv portugal
- bn enduro camp
- bn enduro camp blog
- bn endurocamp
- BN Endurocamp conforto
- bn endurocamp portugal
- BN moto training
- bn-adv.com
- body preservation audience: mature adventure riders
- bone density
- botas de enduro rígidas
- braaaaaapp
- Braaaaaapp NATION
- cadeia erro livro
- cair de mota
- Cal Crutchlow
- capacitação do piloto
- Casey Stoner
- chuva offroad
- classes de terrenos
- classificação de terrenos
- com motas pequenas ou grandes?
- Como aprender a andar de mota no sofá
- Como aprender no sofá
- como desligar ajudas
- como escolher modo off-road
- como escolher pneus de mota
- Como escolher uma escola de adventure
- Como escolher uma escola de enduro
- Como escolher uma escola de fora de estrada
- Como escolher uma escola de motocross
- Como escolher uma escola de mx
- Como escolher uma escola de off road
- Como escolher uma escola de sx
- como travar fora de estrada
- como travar motocross
- como travar mx
- Como travar para curvar
- como travar SX
- como ver na mota
- competição rally
- complacência
- complacency
- comportamento da mota
- comportamento dinâmico
- comportamento humano
- compras de extras para motas
- concentração
- condução aventura
- condução de mota
- condução defensiva
- condução em terra para iniciantes
- condução em terrenos soltos
- condução lenta
- condução lenta e controlada
- condução off-road
- condução técnica
- confiança
- confiança na condução
- conforto
- conforto em motas
- conforto em off-road
- conforto vs segurança
- consistência
- consistência técnica
- contacto e tração
- controlo
- controlo da mota
- controlo de tração off-road
- controlo de tracção
- controlo e precisão
- controlo emocional
- controlo fino de embraiagem
- controlo mota chuva
- controlo moto
- controlo motor
- controlo vs velocidade
- coordenação motora
- corpo e mota
- Cossalter
- Cotovelos para cima de mota
- Cotovelos para cima.. porque?!
- Crew Resource Management
- CRF300L
- CRF300L off-road
- crítica à aprendizagem online
- crítica ao sistema de ensino
- crítica eletrónica motos
- crítica indústria motociclista
- crítica modos de potência
- CRM aviação
- cultura off-road
- curiosity technical angle: type II muscle fibre decline
- curso condução
- curso condução fora de estrada
- curso condução moto
- curso de suspensão
- curso mota
- curso mota portugal
- curso offroad portugal
- cursos de motociclismo
- cursos off-road
- curva apertada
- curvas apertadas
- custo formação ADV
- custo formação enduro
- custo formação todo terreno
- Dakar
- Dakar 2026
- Dakar bike
- Darwin Awards moto
- decisão
- decisões rápidas
- deformação da carcaça
- dependência eletrónica
- desempenho em condução fora de estrada
- desenvolvimento pessoal no motociclismo
- desenvolvimento técnico motociclista
- desporto
- Devemos aprender em motas grandes ou pequenas
- dicas condução off-road
- dicas de condução
- dicas de motociclismo
- dicas para motards experientes
- dicas para motards iniciados
- diferença estrada pista
- dinâmica do pneu traseiro
- dirt
- distração vs foco
- divertimento moto terra
- domínio da mota
- dosagem de acelerador
- drift em moto
- drills de controlo
- DT juventude
- dua
- dual sport
- dual sport adventure bikes
- dual sport adventure motorcycles
- Dual sport and adventure bikes
- dual sport bike for adventure riding
- dual sport or adventure bike
- dual sport or adventure motorcycle
- dual sport vs adventure bikes
- dual-sport
- dunning-kruger motociclismo
- Dunning-Kruger riding
- e técnicamente mau
- Edgar Canet
- eficiência off-road
- electrónica mascarar evolução
- eletric motion
- eletrónica motos terra
- EM CASO DE DÚVIDA
- embraiagem a meio curso
- embraiagem como torneira
- emotional health motorcycle
- empowerment
- endurance riding
- enduro
- enduro adventure
- enduro after 70
- enduro camp
- enduro instructor Portugal
- enduro lúdico
- enduro park
- enduro Portugal
- enduro recreativo
- enduro school
- enduro techniques emotion: motivation
- enduro training
- engenharia de pneus
- ensino de mota
- ensino híbrido em desporto técnico
- ensino off-road
- ensino técnico em motociclismo
- Entender pneus motas
- Entender tração e pneus
- Entender tração motas
- equilíbrio
- equilíbrio em baixa
- equilíbrio em motas
- equilíbrio piloto-máquina
- equipamento de mota aventura
- equipamento offroad
- ergonomia
- ergonomia e controlo corporal
- ergonomia em motas
- ergonomics
- erro cognitivo
- erro comum no off-road
- erro de confiança
- erro humano
- erro técnico Dakar
- erros
- erros comuns de condução
- erros comuns em motas
- erros comuns no conforto
- erros comuns no fora de estrada
- erros comuns no off-road
- erros de equipamento
- erros de leitura do piloto
- erros de principiante
- erros filmados Dakar
- És demasiado rápido… para ser rápido
- escola enduro Portugal
- escolha consciente offroad
- escolha de equipamento técnico
- escolha de formação moto
- escolhas de modos moto
- escolhas pros Dakar
- espectador recalibração
- espetáculo pressão
- estabilidade
- estabilidade e controlo
- estado de flow
- estrada e terra
- Etiqueta e segurança nos trilhos
- Etiqueta e segurança nos trilhos para motas
- etiqueta fora de estrada
- Etiqueta para motas
- evitar maus hábitos
- evitar maus hábitos na terra
- evolução
- evolução do piloto
- evolução piloto
- evolução rápida moto
- evolução sustentada em motas
- evolução técnica em motas
- exame de mota
- exercícios de baixa velocidade
- exercícios de controlo
- exercícios de iniciação
- Experience vs Expertise
- experiência
- experiência de condução
- Experiência vale o que vale
- experiência vs repetição
- extras de mota
- fadiga Dakar
- fadiga mental
- fadiga moto
- feedback mota
- filmagens prova
- filosofia de pilotagem
- flow
- foco
- foco visual
- fora de estrada
- fora estrada lúdico
- força
- formação
- formação adventure
- formação aventura
- formação BN Adv
- formação condução moto
- formação de condução
- formação de moto
- formação de motociclistas
- formação de pilotos
- formação em condução off-road
- formação em duas rodas
- Formação em motas grandes ou pequenas?
- formação enduro
- formação estruturada vs internet
- formação fora de estrada
- formação inicial mota
- formação mota
- formação mota terra
- formação moto
- formação motociclistas
- Formação off road
- formação off-road
- formação off-road Portugal
- formação offroad
- fracture recovery
- fundamentos de condução
- fundamentos do fora de estrada
- gaze control
- geometria
- geometria de motas
- gestão de compromisso
- gestão de desconforto
- gestão de risco
- gold standard aprendizagem
- guia formação motociclistas
- Guy Martin
- Há coisas que não se ensinam
- habilidades técnicas essenciais
- hábitos de condução
- hábitos de consumo motociclístico
- Haiden Deegan
- hard enduro
- helicóptero Dakar
- hiperfoco
- how to start off-road at 60
- human factors
- humility
- idade média Dakar
- ilusão roupas moto
- impacto da eletrónica no treino
- iniciante offroad
- iniciantes em motas
- iniciantes off-road
- injured riders returning to dirt
- injury management
- inspiration
- instinto vs técnica
- instrução moto
- instrução técnica
- instructor moto
- instructors
- instrutor bn adv
- instrutor bn endurocamp
- instrutor mota
- instrutor moto
- instrutor moto portugal
- instrutor off-road
- Isso precisa é de mais velocidade!
- James Stewart
- janela de risco
- Jett Lawrence
- José Miguel Duarte
- kit de unhas
- kits de rebaixamento
- Kobe Bryant
- late starters
- leitura de terreno
- levantar mota
- ligação mente-músculo
- livro fundamentos
- long rides motorcycle
- má interpretação de experiência
- manobras de perícia
- manobras técnicas
- manutenção moto
- margem segurança
- marketing de motas
- Martim Ventura Dakar
- Mason Klein
- mecânica aplicada ao controlo
- melhor pneu touring
- melhoria contínua
- melhoria de pilotagem
- memória de procedimentos
- memória muscular
- mental health riding
- mental load
- mente e corpo
- mindset
- mitos
- mitos do fora de estrada
- mitos sobre conforto em motas
- modos off-road explicação
- modulação de travão
- mota aventura portugal
- mota própria vs alugada
- mota terra
- motas
- motas a combustão
- motas altas
- motas aventura
- motas de aventura
- motas de estrada
- motas elétricas
- motas eletrónicas
- motas modernas
- motas pequenas ou grandes?
- motas Portugal
- motivação no desporto
- moto ADV
- moto adventure chuva
- moto aventura
- moto aventura em Portugal
- moto aventura portugal
- moto Dakar aerodinâmica
- moto training portugal
- motoaventura
- motociclismo
- motociclismo avançado
- motociclismo consciente
- motociclismo de aventura
- motociclismo off-road
- motociclismo Portugal
- motocross
- motoestrada
- MotoGP
- motorbike blog
- motorcorss
- motorcycle adventure blog
- motorcycle balance training
- motorcycle blog
- motorcycle blogs
- motorcycle confidence
- motorcycle riding blogs
- motorcycle riding tips and tricks
- motorcycle road trip blogs
- motorcycle safety
- motorcycle safety tips blog
- motorcycle suspension blog
- motorcycle suspension care blog
- motorcycle techniques blog
- motorcycle tips and tricks
- motorcycle tips and tricks for beginners
- motorcycle Tips&tricks
- motorcycle touring blog
- motorcycle trail braking
- motorcycle training
- motorcycle training portugal
- motorcycle travel blogs
- Motorcycles
- motos
- motos adventure
- motos adventure treino
- motos aventura
- motos de aventura
- motos e aprendizagem real
- motos modernas excesso eletrónica
- motos trail
- mototurismo
- Multidisciplinaridade
- multidisciplinaridade moto
- MX
- Neck brace
- nomenclatura sistemas motos
- nova geração motas
- o futuro elétrico
- o futuro?
- O melhor pneu para a minha mota é….
- o que é arm pump
- O que é talento em duas rodas?
- O que esperar de um treino de adventure
- O que esperar de um treino de enduro
- O que esperar de um treino fora de estrada
- O que esperar de um treino motocross
- O que esperar de um treino off-road
- off road
- off road motorcycle riding techniques
- off road motorcycle tips
- off road motorcycle tips blog
- off road racing
- off-road
- off-road bike on road
- off-road enthusiasts
- off-road fitness
- off-road for seniors
- off-road lúdico
- off-road motorcycle
- off-road motorcycle techniques
- off-road motorcycle techniques blog
- off-road para adultos
- off-road para iniciantes
- off-road Portugal
- off-road school
- off-road training
- offroad
- offroad training portugal
- older riders
- olhar na condução
- Os diferentes tipos de fora de estrada
- os limites de levantar motas
- palavra difícil ou necessidade?
- Pára de andar em pé fora de estrada
- Pára de fazer isto com os pés!
- para onde olhar na mota
- para-quedas piloto
- passeios de moto
- pedagogia motociclismo
- pedagogia no motociclismo
- percepção e reacção
- perda de momento
- performance
- performance em motas
- perseverance
- pés nas peseiras
- peso para trás e acelerador
- peso piloto
- Peter Attia fracture mortality
- physical adaptation
- physiotherapists
- pilotagem
- pilotagem consciente
- pilotagem de precisão
- pilotagem em p
- pilotagem em piso molhado
- pilotagem em terra
- pilotagem purista
- pilotagem segura
- pilotagem técnica
- piloto erro
- pilotos Dakar
- piso de transição
- pneu de mota adventure
- pneus
- pneus cardados
- pneus de estrada offroad
- pneus em motas
- pneus motas
- pneus moto
- poças profundas
- Porque é que a mota vai para onde estás a olhar
- Porque é que a mota vai para onde olhamos
- Portugal off-road
- Portugal offroad
- posição corpo moto
- POSIÇÃO DE ATAQUE
- posição de ataque em pé
- posição de condução na terra
- posição dos pés
- posições de condução
- posições semelhantes
- poupar energia Dakar
- preço formação adv
- preço formação enduro
- preço formação todo terreno
- preço treino adv
- preço treino enduro
- preço treinos fora de estrada
- preparação da mota
- preparação de motas
- preparação física
- preparação física enduro
- preparação física moto
- preparação mental
- preparação para treinos de off-road
- pressão competição
- pressão dos pneus
- progressão
- progressão do motociclista
- progressão offroad
- progressão piloto terra
- progressão técnica
- pros Dakar
- proteção fisica ou psicológica?
- protecção física ou psicológica?
- proteções moto
- prova dura mundo
- psicologia do desporto
- psicologia do piloto
- punhos de espuma
- qual o melhor pneu
- qual o melhor pneu de mota
- queda mota
- quedas
- quedas inevitáveis
- Queres um kit de unhas?
- quilómetros não são tudo
- rake
- rally raid
- rally training
- rally-raid
- Rally2
- Rally2 rookie
- Rápido
- realism
- rebaixar motas
- reflexão
- reflexos
- refrescamentos treino
- resilience
- resistência
- resoluções ano novo
- respect
- respiração
- responsabilidade individual na aprendizagem
- Ricky Carmichael
- riding
- riding after 60
- riding fundamentals
- riding skills
- riding technique
- rigidez lateral
- risco complacência
- risco escondido
- risk management off-road
- rituais
- rodinhas motos analogia
- rookies Dakar
- rookies moto
- roupa adventure touring
- running Dakar
- Sabes mesmo como o teu corpo se mexe na mota?
- sacrifício performance
- sag
- saúde
- SEGREDOS DA POSIÇÃO DE ATAQUE
- Segredos da posição de ataque em pé
- segurança
- segurança ativa
- segurança ativa na mota
- segurança em condução fora de estrada
- segurança em duas rodas
- segurança em estrada
- segurança em motas
- segurança estrada terra
- segurança fora de estrada
- segurança fora estrada
- segurança mota
- segurança moto
- segurança off-road
- segurança para motas
- segurança vs marketing motos
- self-awareness
- sensibilidade à mota
- sensibilidade na condução
- sensibilidade nos comandos
- separação corporal
- separacao e iniciacao
- Será o futuro das motas elétrico?
- setup da mota
- setup de suspensão
- slicks
- small-displacement motorcycles
- sport longevity
- stak varg
- super cross
- superação
- supercross
- superstições
- suspensão de motas
- suspensão moto
- SX
- tacita
- talento duas rodas
- talento motas
- talento motocross
- talento natural
- talento supercross
- técnica
- técnica adv
- técnica base vs elite
- técnica condicional
- técnica condução
- tecnica cotovelos mota
- técnica de 8s
- técnica de condução
- técnica de condução off-road
- tecnica de motocross
- técnica de pilotagem
- tecnica enduro
- tecnica fora de estrada
- técnica funcional
- tecnica motas
- técnica moto
- técnica moto terra
- técnica motocross
- tecnica motos
- técnica mx
- técnica off-road
- técnica sx
- tecnica todo terreno
- técnicas condução fora de estrada
- técnicas de baixa velocidade
- técnicas de base
- técnicas de condução moto
- técnicas de condução off-road
- técnicas de condução terra
- técnicas de equilíbrio moto
- técnicas de mota terra
- técnicas de pilotagem
- técnicas offroad
- temperatura do pneu
- tempo molhado
- Tens a mota certa para o teu tamanho?
- tentativa e erro moto
- terreno estável
- terreno seco vs molhado
- tips and tricks
- tips and tricks for riding a motorcycle
- Tips&tricks
- topic: off-road
- trabalho árduo
- tração
- tração em motas
- tração instável
- tração motas
- trail
- trail braking motorcycle
- trail braking motorcycle riding
- trail braking motorcycle technique
- trail mota portugal
- trail moto portugal
- training adaptation
- transição estrada-terra
- travagem dianteira
- Travagem para curvas!
- travão a chiar
- travão da frente
- travão traseiro
- travessias de água
- travessias mal avaliadas
- treino
- treino alentejo mota
- treino alentejo moto
- treino avançado
- treino avançado mota
- treino avançado moto
- treino aventura
- treino BN
- treino bn adv
- treino bn endurocamp
- treino BN Portugal.
- treino bn-adv
- treino casais mota
- treino cascais mota
- treino cascais moto
- treino cognitivo
- treino com vídeo
- treino consciente
- treino contínuo moto
- treino de aventura
- treino de condução
- treino de curva
- treino de mota
- treino de motas
- treino de motociclistas
- treino de sensibilidade
- treino em terra
- treino físico
- treino fora da mota
- treino iniciantes mota
- treino iniciantes moto
- treino mental
- treino mota terra
- treino motas altas
- treino moto
- treino off-road
- treino off-road Portugal
- treino offroad
- treino para avançados
- treino para estradistas
- treino para iniciados
- treino para iniciantes
- treino para pilotos experientes
- treino personalizado
- treino piloto
- treino privado mota
- treino privado moto
- treino profissional
- treino repetitivo
- treino santarém mota
- treino santarém moto
- treino técnico
- treino travagens
- treino vs competição
- treinos adv
- treinos adventure
- treinos enduro
- treinos motocross
- treinos todo terreno
- upgrades
- uso misto
- velocidade
- velocidade pura
- Ventura stage win
- veteranos jovens pilotos
- vida ativa
- vidros altos off-road
- visão motas
- what is motorcycle trail braking
- Zé Duarte